Oficina estimula a inclusão social de pessoas com deficiência
23/08/2017
Oficina de fita e dança do boi
A oficina de fita e dança do boi envolveu cerca de 60 atendidos e teve como objetivo valorizar a convivência familiar e comunitária Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência – Integra, da Prefeitura de São José dos Campos, celebrou na manhã desta quarta-feira (23), o mês do folclore com uma oficina de fita e dança do boi.

A ação, que envolveu cerca de 60 atendidos, teve como objetivo a valorização, as convivências familiar e comunitária e a inclusão social dessas pessoas na sociedade. 

Para Antônio Pedro Leão, 30 anos, a oficina foi animada. “Me diverti muito fazendo máscaras com o uso de papelão”, contou o frequentador da unidade.

Felipe de Camargo, 28 anos, gostou de confeccionar bonecos. “Eu ajudei a produzir o curupira, uma figura do folclore que ouvi na contação de história”, disse.

“O mais importante da oficina é a interação com as pessoas”, ressaltou Felipe Rodolfo, de 32 anos.
Acompanhados por orientadores sociais, o Integra oferece serviço de atendimento às pessoas com deficiência e seus familiares por meio de encontros, bate-papos e oficinas. A unidade, que é coordenada pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, está localizada na rua Machado Sidney, 405, Centro.

Integra 
Desde 2007, o Integra atende pessoas acima dos 14 anos com algum tipo de deficiência (física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e autismo). No próximo dia 1º de setembro a unidade comemora dez anos da fundação. Na ocasião, serão promovidas diversas atividades.