Destaque do basquete ganha bolsa nos Estados Unidos
23/08/2017
Leonardo Colimério
Leonardo Colimério recebeu convite da Wasatch Academy, do Utah, para concluir os estudos do ensino médio na instituição Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O ala/armador joseense Leonardo Colimério, 16 anos, está de malas prontas para estudar e jogar basquetebol nos Estados Unidos. O embarque acontecerá já nesta quinta-feira (24).

O jogador, integrante desde os 11 anos do programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, recebeu um convite da Wasatch Academy, do Estado de Utah, para terminar o ensino médio e defender as cores da instituição.

Com 1,97m, Leo Colimério foi um dos grandes destaques da equipe de base joseense, acumulando os títulos de melhor jogador do Campeonato Paulista Sub-15 de 2016 e de melhor ala das finais do mesmo torneio. Ele também treinava com a equipe sub-22.

Nesta temporada, ele disputou jogos pelas divisões Sub-16 e Sub-17 do estadual. Na categoria inferior, fez 12 partidas com média de 17,5 pontos por jogo. Já para a atletas até 17 anos entrou em quadra outras 12 vezes, registrando média de 11,1 pontos por jogo.

“Eu pretendo, no meu futuro, fazer minha carreira na NBA e por isso estou indo para os Estados Unidos fazer o High School, em Utah, na Wasatch Academy. Esta oportunidade apareceu e quanto mais perto da NBA eu tiver, melhor. Vou jogar em alto nível, estudar e me aproximar ainda mais da cultura norte-americana”, disse Leonardo, em entrevista ao site da LNB (Liga Nacional de Basquete).

O ala/armador chegará aos EUA para fazer o segundo dos quatro anos do ensino médio no país. Ele poderá disputar o campeonato de High School por dois anos, antes de tentar entrar para uma universidade americana.
Se mantiver o alto rendimento e participar o da NCAA (liga universitária de basquete), Leo poderá ser escolhido por algum time da NBA no draft – evento de escolha de atletas junto às universidades – em 2020.

Experiência
O altíssimo desempenho de Leo Colimério rendeu convites para eventos de desenvolvimento nacionais e internacionais.
Em junho, o jovem viajou a Treviso, na Itália, para participar do 15º Adidas Eurocamp Next Gen 2017, único evento oficial da melhor liga de basquete do mundo fora dos Estados Unidos. No início de junho, após disputar os Jogos Abertos da Juventude, Leo fez conexão direta para Nassau, nas Bahamas, para o projeto Basketball Without Borders (Basquete Sem Fronteiras), promovido pela NBA.

Em julho, Colimério foi chamado para participar do 1º Nike Elite NBB Camp, fruto da parceria entre a LNB (Liga Nacional de Basquete) e a fornecedora de material esportiva da entidade. Ele esteve entre os 23 jovens jogadores de todo o país de faixa etária entre 16 e 23 anos que puderam ter treinos específicos com estrelas do NBB (Novo Basquete Brasil), como os ex-jogadores do São José Basketball, Fúlvio, Jefferson William e Murilo Becker, além dos norte-americanos Shamell e Larry Taylor.

Leonardo Colimério se destacou novamente no camp nacional, sendo considerado o atleta com maior potencial físico do evento pelo quinteto de estrelas/tutores do NBB.