GCM cria projeto de esporte na escola do Pinheirinho dos Palmares
23/08/2017
Guardas municipais com crianças do projeto
O objetivo da iniciativa é despertar novos talentos para o esporte e oferecer perspectivas para o futuro das crianças da comunidade Foto: Divulgação

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A paixão pelo esporte impulsionou dois guardas municipais de São José dos Campos a promover uma mudança especial na rotina dos alunos dos 5º e 6º anos, da Emef Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste do município. Com o objetivo de despertar novos talentos para o esporte e oferecer boas perspectivas para o futuro das crianças da comunidade do Residencial Pinheirinho dos Palmares, iniciou-se o projeto “Caminhos do Esporte - Iniciação Esportiva”, que já conta com a participação de cerca de 50 crianças, de 9 a 12 anos.

O projeto acontece no contraturno escolar e a cada turma tem duas aulas por semana. Antes de começaram as atividades esportivas, as crianças passaram por avaliações físicas, incluindo testes de antropometria, agilidade e neuromuscular, com uma  equipe itinerante do CMAF (Centro de Medidas e Avaliação Física).

Segundo a guarda Frediana Costa, 32 anos, pós-graduada em educação física, a inserção do projeto esportivo conduzido pela GCM na rede municipal de ensino chega para fortalecer o Programa Escola Segura, que oferece nas instituições ações com fantoches e palestras educativas relacionadas à segurança, violência, tráfico e uso de drogas, além de estimular o diálogo entre a comunidade e a escola.

Benefícios

Além dos alunos terem a oportunidade de aprender diversas modalidades esportivas por meio de jogos e brincadeiras, os benefícios para as crianças e adolescentes vão além dos muros da escola. O projeto cria um vínculo com a escola e com os responsáveis pelos alunos. Para participar das atividades é preciso ter boas notas e comportamento adequado na sala de aula, ou seja, sem ocorrências disciplinares na escola.

O guarda Carlos André Ribeiro Durvalino, 31 anos, estudante de Educação Física, atleta de judô e que também já participou do programa Atleta Cidadão, destaca a importância do projeto. “Estamos investindo na formação sociocultural e psicomotora dessas crianças por meio do esporte, conciliando a participação da família e o rendimento da criança na escola. Ainda há uma quebra de paradigma, já que nós guardas civis municipais somos os instrutores. Por isso acredito ser uma forma da criança enxergar além da farda azul marinho, um amigo.”, disse.

Os participantes que se destacarem no projeto Caminhos do Esporte poderão, inclusive, ser indicados para as seletivas do programa Atleta Cidadão, da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida.