Cia Lúdicos apresenta ‘A Ciranda do Villa’ no Parque da Cidade
24/08/2017
A história começa quando o pequeno Tuhu deseja viajar na companhia de Tia Fifina, Carlinhos, Manu e Tutuco. Foto: Divulgação/FCCR

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Heitor Villa-Lobos, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Arthur Rubinstein, figuras do folclore brasileiro, culturas regionais e cantigas populares. Esses são alguns dos personagens e elementos que compõem a peça ‘A Ciranda do Villa’, da Cia Lúdicos de Teatro Popular, que será apresentada gratuitamente neste domingo (27), às 15h, no Teatro de Arena do Parque da Cidade.

A história começa quando o pequeno Tuhu (apelido dado a Heitor Villa-Lobos em sua infância) deseja viajar na companhia de Tia Fifina, Carlinhos, Manu e Tutuco, respectivamente, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Arthur Rubinstein. Impedido pelos pais, Tuhu recebe de consolo uma viola de Fifina.

Triste, o menino adormece sobre o instrumento e durante o seu sonho parte para uma incessante busca para descobrir a música. Faz então uma viagem por todas as regiões do Brasil – situação ocorrida na vida do compositor Villa-Lobos, quando adulto, e que serve de base para toda sua obra posterior.

Produção

A peça ‘A Ciranda do Villa’ foi montada pela Cia Lúdicos em 2007 a partir de um estudo sobre a vida e obra de Heitor Villa-Lobos, com uma narrativa que mostra, de forma poética, a essência de uma criança que descobre a música nas mais singelas manifestações culturais.

A Cia Lúdicos surgiu em 2000 com o objetivo de investigar a popularização de linguagens, priorizando, essencialmente, as diversas possibilidades de discursos poéticos e ideológicos, por meio de dramaturgias além da palavra.

O espetáculo faz parte do projeto Teatro nos Parques, do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana