Pipas atraem crianças e adultos ao Poliesportivo Eugênio de Melo
26/08/2017
Montagem de pipa e brincadeiras de rua de lazer
Pais levaram filhos e sobrinhos e se divertiram em família na confecção do brinquedo, uma arte que une as gerações Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

O Centro Esportivo Eugênio de Melo recebeu centenas de crianças e adolescentes neste sábado (26) para o 2º Festival de Pipas, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos. O evento faz parte da programação de aniversário de 140 anos do distrito.
 
Durante toda a tarde, os mais novos puderam confeccionar os próprios brinquedos, com auxílio de instrutores e membros da Guarda Civil Municipal. O material foi disponibilizado gratuitamente. Muitos participantes foram acompanhados pelos pais, que aproveitaram a oportunidade para se divertir com os filhos.
 
Foi o caso de Pedro Henrique, de 1 aninho, e Ana Cecília, 7 anos, que fizeram o pai, Alexandre Faria, de 41, colocar a mão na massa e ajudar na criação da pipa. Para ele, além do prazer de relembrar a infância, o festival deu a chance de sair de trás das telas do celular e de outros aparelhos eletrônicos.
 
“Na minha infância brinquei muito com isso também. Na minha época não tinha esses eventos, era difícil de ver. É legal, porque incentiva a criançada a vir e aprender também como se faz”, disse Alexandre, que mora no distrito desde pequeno, há quase 40 anos.
 
“Isso não se pode perder, porque hoje em dia a criançada está muito na internet. Esse mesmo aqui (Pedro Henrique) não tem nem 2 anos e não pode ver celular que já quer mexer”, completou Alexandre.
 
Paralelamente à oficina de pipas, os monitores da Rua de Lazer lideravam brincadeiras com crianças e jovens, utilizando chinelões, jogos de lona, de mesa e tênis de mesa. Um teatro de fantoches do programa Escola Segura, guiado por guardaas municipais, prendeu a atenção de dezenas de pessoas, entre pequenos e adultos.
 
A iniciativa do Festival de Pipas foi elogiada por Fábio Xavier, 37 anos, que levou o filho Arthur, 10 anos, e o sobrinho Cauã, de 11, para o centro esportivo. Assim como Alexandre, ele também destacou o benefício de tirar os filhos um pouco do mundo digital.
 
“É um evento bacana que faz as crianças se divertirem de uma forma que acho que nem todo dia elas fazem. Hoje em dia é mais computador, internet. Então, é uma forma de trazer elas mais para a rua para se divertir”, opinou.
 
Morador do Jardim das Flores, Fábio acha que um evento mensal do tipo no distrito seria ideal para incentivar mais crianças a ir para a unidade esportiva. Além disso, ele citou outras brincadeiras das antigas que poderiam ajudar a mobilizar a criançada.

“Seria interessante o pião e o antigo jogo de taco, que a gente fazia na rua. É bem interessante para movimentar as crianças”, disse Fábio.
 
Brinque com segurança
  • Solte pipa em locais abertos, como parques e campos
  • Não tente tirar pipa enroscada em poste, pois há risco de descarga elétrica
  • Não empine em cima de telhados ou lajes, perto de antenas, postes e fios elétricos nem em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos
  • Nunca use cerol, pois causa risco de morte para pedestres, ciclistas, motociclistas e até para quem estiver soltando pipa, se esse tipo de fio encostar-se à rede elétrica
 
Eugênio de Melo 140 anos

27 de agosto – domingo

8h – Hasteamento de bandeiras
Subprefeitura de Eugênio de Melo – Rua 15 de Novembro, 259
 
9h – Desfile cívico-militar
Rua Ambrósio Molina
 
11h às 17h – Torneio de vôlei de praia feminino
14h às 19h – Conexão Juventude, com espetáculo de dança, slackline, música ao vivo, cama elástica, tobogã inflável, rua de lazer e muito mais
15h às 17h – Final dos torneios de futebol de areia e futsal sub-11 e sub-15
Poliesportivo – Rua Ambrósio Molina, 370
 
31 de agosto – Quinta-feira

18h – Encontro coletivo entre os amigos e o grupo de literatura Litheratrupe
Casa de Cultura Rancho do Tropeiro – Rua Ambrósio Molina, 184 
 
Até 31 de agosto

Exposição de artesanato
Casa de Cultura Rancho do Tropeiro – Rua Ambrósio Molina, 184