Alunos da rede municipal aprendem a economizar energia elétrica
28/08/2017
Durante a visita ao caminhão, os estudantes participam de brincadeiras que ensinam de forma divertida como é possível economizar dentro de casa Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Mais de três mil alunos da rede de ensino municipal participarão das atividades educativas do Caminhão da Boa Energia até o dia 12 de setembro, em São José dos Campos. A ação é promovida pela EDP São Paulo e oferece orientações sobre o uso seguro e econômico da energia elétrica para crianças e adolescentes.

Durante a visita ao caminhão, os estudantes participam de brincadeiras que ensinam de forma divertida quanto cada aparelho doméstico consome de energia e mostra como é possível economizar e reduzir o valor da conta com mudanças de hábito dentro de casa.

A primeira escola a receber o caminhão foi o Cecoi Célio Lemos, no Jardim Jussara (região central). O projeto percorrerá outras cinco unidades: Emef Profª Jacyra Vieira Baracho, Emef Dom Pedro de Alcântara, Emef Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, Emef Mercedes Rachid Edwards e Emei Febrônio Pereira Gomes.

Para o estudante Yago Martins, 5 anos, as atividades ajudaram a reforçar o aprendizado já recebido em casa. “Eu tenho medo do escuro e preciso deixar a luz do corredor acesa para dormir, mas economizo tomando banho rápido, desligando as luzes dos cômodos vazios e deixando a janela aberta para entrar a luz do dia”, disse.

Aos 6 anos, a aluna Klawany Machado será multiplicadora do conhecimento obtido no projeto. “Vou ensinar minha família que não pode colocar comida quente na geladeira e que quando não estiver carregando o celular precisa tirar o carregador da tomada, pois também consome energia e não é seguro”, destacou.

Projeto Boa Energia

O laboratório sobre rodas da EDP é uma ação do Projeto Boa Energia nas Escolas, que faz parte do Programa de Eficiência da EDP São Paulo. Para ampliar as possibilidades de conscientização dos alunos, professores das escolas participantes do projeto são capacitados sobre o tema. Em São José, 194 professores municipais foram formados.