Alunos aprendem sobre gastronomia durante a Jornada Ampliada
29/08/2017
Alunos aprendem brincando durante o tempo integral em que passam na escola da rede municipal Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Que tal aprender disciplinas como matemática, português e ciências preparando pizza durante a aula? Essa foi a ideia da professora de Jornada Ampliada, Juscelene Sumara Lessa, para ensinar alunos da Emef Profª Martha Abib Castanho, na região sul de São José dos Campos.

Juscelene é responsável pela criação e manutenção da horta da escola e usa desta iniciativa para ampliar as atividades pedagógicas com os alunos do 1º ao 3º ano que participam da Efeti (Escola de Formação em Tempo Integral). Após a colheita, a professora utiliza as hortaliças na produção de sucos, patês e pizzas para o consumo entre as crianças.

“Eles participam desde o processo de plantação, do cuidado com as hortaliças e da conscientização sobre a importância para a saúde. Enquanto eu preparo a pizza, eles escrevem a receita e fazem o cálculo de quanto é necessário utilizar de cada item. Ao final, é só saborear e se divertir”, disse.

A aluna Sarah Victoria Pereira, 7 anos, aprovou a iniciativa da professora. “Algumas contas ainda preciso fazer nos dedos, mas é muito divertido estudar brincando e ainda preparar uma pizza com os produtos que nós plantamos e colhemos”, garantiu.

Já o aluno Nicolas de Siqueira, 9 anos, aprendeu com as aulas na horta a importância da alimentação saudável. “Eu não gostava de rúcula e alface, mas hoje sei que são importantes para nossa saúde e aprendi a preparar saladas gostosas misturando as verduras”, destacou.

A Jornada Ampliada atende cerca de 2.400 alunos de 12 escolas, com idade entre 6 e 14 anos, oferecendo atividades complementares nas áreas de artes, cultura, esporte e lazer, além de acompanhamento pedagógico nas áreas de português e matemática.

Escolas com atendimento integral

Emef Rosa Tomita