HM terá programa Viva Inquérito durante o mês de setembro
31/08/2017
Nos próximos trinta dias, será feita uma pesquisa com as vítimas de violências e acidentes que receberem atendimento no Hospital Municipal
Nos próximos trinta dias, será feita uma pesquisa com as vítimas de violências e acidentes que receberem atendimento no hospital Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

Começa nesta sexta-feira (1º) e prossegue até o dia 30 de setembro o projeto Viva Inquérito 2017, nas dependências do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos. Durante este mês, será feita uma pesquisa com as vítimas de violências e acidentes que receberem atendimento na unidade hospitalar.

São José dos Campos foi um dos municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para participar do projeto. O objetivo é analisar a tendência das violências e acidentes e descrever o perfil das vítimas de violências (interpessoais ou autoprovocadas) e dos acidentes (trânsito, quedas, queimaduras, dentre outros) atendidas em unidades de urgência e emergência selecionadas.

O trabalho, coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tem o apoio da Faculdade Anhanguera, que disponibilizou 40 alunos e 15 professores. Eles passaram por um treinamento, onde aprenderam as técnicas de como abordar os pacientes e fazer a aplicação dos testes. A pesquisa será realizada durante os 30 dias do mês, com equipes trabalhando 24 horas ininterruptas.

A população da pesquisa é composta pelas vítimas de acidentes e violências que procuram atendimento em estabelecimentos habilitados em emergências. O projeto Viva Inquérito envolve este ano 14 capitais e 27 municípios selecionados. Os atendimentos foram classificados em dois grupos: violências e acidentes.

Violência foi definida como “o uso da força contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha qualquer possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. Acidente é classificado como “evento não intencional e evitável, causador de lesões físicas e emocionais, no âmbito doméstico ou social como trabalho, escola, esporte e lazer”.

Após a pesquisa, o Viva Inquérito disponibilizará informações fundamentais para a implementação de políticas de enfrentamento das violências e acidentes e promoção da saúde e da paz, como por exemplo campanhas educativas de trânsito e junto ao público jovem, visando o combate ao uso de drogas e álcool.