Secretário nacional atende as entidades de saúde de São José
01/09/2017
Francisco de Assis Figueiredo
O secretário nacional de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, em visita a São José dos Campos Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

O secretário nacional de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, visitou São José dos Campos na noite desta quinta-feira (31) para um encontro com representantes do poder público e de entidades filantrópicas do município no Paço Municipal. Foi uma visita inédita de um representante do alto escalão do Ministério da Saúde, com objetivo de atender as demandas do setor e estreitar o relacionamento com a Prefeitura.

Estiveram presentes representantes da Santa Casa, Hospital Antoninho da Rocha Marmo, Hospital Pio 12 e Próvisão, entidades parceiras da Prefeitura, além das autoridades municipais de São José e de Jacareí.

Figueiredo fez uma explanação da sua secretaria, que tem um orçamento de R$ 77 bilhões, e ouviu pontualmente cada entidade presente. Ele se comprometeu a analisar individualmente as demandas, principalmente no que diz respeito aos processos parados por conta da burocracia no Ministério da Saúde.

Sobre a parceria com o poder público, o secretário enfatizou a necessidade de contratualização de todos os serviços prestados na área da saúde, reforçando o papel do gestor. “A contratualização é a base de tudo o que for relacionado a recurso financeiro. O Ministério só paga o que estiver acordado com as esferas municipais e estaduais, aquilo que estiver assinado com o gestor”, reforçou o secretário para as entidades.

Ele mencionou ainda o apoio às iniciativas da Prefeitura, destacando ser de extrema importância buscar um modelo de gestão mais eficiente e sustentável, que fortaleça a rede de entidades filantrópicas que prestam serviços para o município, baseados numa regulação e controle mais eficientes.

Figueiredo também se dispôs a agilizar o mais rápido possível as principais demandas apresentadas pela Prefeitura, como a recomposição do teto financeiro dos serviços de alta e média complexidade, novas habilitações e a liberação de uma verba mensal de R$ 1,2 milhão para custeio das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e R$ 542 mil para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O secretário ainda se comprometeu a agilizar a liberação de mais de R$ 1,2 milhão em emendas parlamentares já aprovadas, dinheiro que será utilizado para uma série de melhorias na área de saúde de São José dos Campos, como ampliação e reforma de unidades, aquisição de equipamentos e material permanente, estruturação da rede de serviços, entre outros.

Ao final do encontro, que teve quase três horas de duração, o secretário enalteceu as qualidades do município. “São José dos Campos tem um potencial e uma força muito grandes, sobretudo na área do conhecimento, da inovação e da tecnologia. Contem com meu apoio”, disse.