Em quatro meses, Urbam faz mais de 250 captações de córneas
04/09/2017
A captação só é realizada mediante assinatura do termo de autorização de doação de córneas pela família do doador
A captação só é realizada mediante assinatura do termo de autorização de doação de córneas pela família do doador Foto: Charles de Moura/PMSJC

Urbam

A captação de córneas feita em parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, o Provisão e o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) bateu recorde no mês de agosto. Foram captadas 63 córneas (abril: 40; maio:50; junho: 56; julho:44). São quatro meses do programa com um total de 253 doações, podendo auxiliar 506 pessoas a voltar a enxergar. 

As córneas captadas na funerária da Urbam (Urbanizadora Municipal) seguem para processamento em laboratório e depois são destinadas para os transplantes por meio de uma fila única de pacientes de todo Estado, por ordem cronológica e clínica. Esse controle é feito pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo, que beneficia pessoas também de outras cidades.

Por que e como doar? 

A partir de cada doação de córnea, duas pessoas com deficiência visual podem voltar a enxergar. Por ser um tecido e não um órgão, a captação não precisa ser feita em hospitais. Em vários municípios, o procedimento já é feito em hospitais e também funerárias, o que tem garantido o sucesso e aumento do número de transplantes no Estado, possibilitando que muitas pessoas voltem a enxergar. 

A captação só é realizada mediante assinatura do termo de autorização de doação de córneas pela família do doador. Atualmente, na Urbam, um profissional do BOS permanece em plantão durante 24 horas para abordagens e explicações às famílias e para a realização dos procedimentos de captação.