Campanha de conscientização de AIDS e ISTs realiza 720 exames
04/09/2017
Agentes de saúde de São José fazem campanha de prevenção na praça Afonso Pena
Agentes de saúde de São José fazem campanha de prevenção na praça Afonso Pena Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou no último sábado (2) uma ação de conscientização sobre a Aids e as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A atividade, realizada das 8h às 13h na praça Afonso Pena, unidades de pronto atendimento, Hospital Municipal e Hospital de Clínicas Sul, disponibilizou aos munícipes a testagem rápida dessas doenças, distribuição de preservativos e panfletos.

Ao todo  180 pacientes foram atendidos e 720 exames realizados para analisar a incidência de Sífilis, Hepatites e HIV nas pessoas que se interessaram voluntariamente em ter o diagnóstico. Dentre os examinados, o resultado foi negativo em todos os testes para incidência de HIV, Hepatite B e C. Oito pacientes que testaram positivo para Sífilis foram encaminhados para atendimento e aconselhamento no CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) e unidades básicas de saúde. Para confirmação do resultado será feito um novo exame.

Teste rápido

O teste rápido continua sendo oferecido nesta semana no CRMI e nas unidades básicas de saúde. O resultado sai em torno de 20 minutos, mas o atendimento pode se estender por mais tempo no pós-aconselhamento, dependendo do resultado. Todos os casos positivos são encaminhados ao CRMI para o acompanhamento (exames específicos) e tratamento (antirretroviral, antibióticos, antifúngicos, etc), que é inteiramente gratuito. A unidade atende na Rua Amin Assad 200, Jardim São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

A campanha segue com o objetivo de diminuir a ocorrência destas doenças, através de um trabalho de conscientização e prevenção. Também estão previstas ações em escolas, empresas e estabelecimentos diversos.