Sexta é dia de ação preventiva contra a dengue na região central
06/09/2017
Serão visitados os bairros Monte Castelo, Vila Kennedy, Vila Corinthians, Vila São Pedro, Vila Guarani, Jardim Paulista e Jardim Frei Leopoldo Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

Agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura farão uma ação preventiva contra a dengue nesta sexta-feira (8) em bairros da região central cidade, intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti. Será um trabalho de orientação de casa em casa, visando para a eliminação de possíveis criadouros do vetor.

Serão visitados os bairros Monte Castelo, Vila Kennedy, Vila Corinthians, Vila São Pedro, Vila Guarani, Jardim Paulista e Jardim Frei Leopoldo. Durante o trabalho de vistoria, as equipes receberão pedidos para retirada de materiais inservíveis por caminhões da Prefeitura, com agendamento previsto para o dia 11 de setembro.

Esta ação educativa de saúde faz parte do 4º ciclo de vistorias dos imóveis, dos 6 planejados até o final do ano. Em outubro, o CCZ já programou a quarta avaliação de densidade larvária do ano, para o planejamento de futuras ações de prevenção. A última, realizada em julho, apontou um índice de 0,1 – a cada 100 imóveis pesquisados, 0,1 continha larva positiva.

Apesar do baixo número de casos de dengue em São José dos Campos este ano, a Secretaria de Saúde continua com ações educativas e preventivas em toda a cidade. O objetivo é manter a situação estabilizada até a chegada do período de calor e das chuvas.

De janeiro a agosto, foram registrados apenas 363 casos de dengue. No mesmo período do ano passado, houve 1.574 casos, uma redução de quase 80%.

Entre as ações preventivas adotadas este ano no combate às arboviroses estão a capacitação de mais de 2.000 profissionais de saúde; realização de 13 arrastões com recolhimento 12 toneladas de materiais inservíveis; sensibilização de alunos do ensino fundamental da rede pública do município;  realização de 3 avaliações de densidade larvária, entre outras.