Viva Inquérito faz mais de 300 entrevistas no HM em 5 dias
06/09/2017
O objetivo é analisar a tendência das violências e acidentes e descrever o perfil das vítimas de violências (interpessoais ou autoprovocadas) Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

Mais de 340 questionários já foram aplicados no projeto Viva Inquérito, que começou na última sexta-feira (1º) no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos. A pesquisa, coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, prossegue até o dia 30 de setembro, tendo como público alvo as vítimas de violências e acidentes que receber atendimento na unidade hospitalar.

Até o final do mês, a meta é entrevistar pelo menos 1.500 pacientes que passam no atendimento do hospital. Segundo a coordenação do projeto, a aceitação à pesquisa tem sido bastante positiva por parte da população.

O objetivo é analisar a tendência das violências e acidentes e descrever o perfil das vítimas de violências (interpessoais ou autoprovocadas) e dos acidentes (trânsito, quedas, queimaduras, dentre outros). São José dos Campos foi um dos municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para participar do projeto.

O projeto tem o apoio da Faculdade Anhanguera, que disponibilizou 40 alunos e 15 professores para o trabalho de pesquisa. Eles passaram por um treinamento, onde aprenderam as técnicas de como abordar os pacientes e fazer a aplicação dos testes. A pesquisa é realizada em três turnos de 24 horas ininterruptas.

É classificado como violência e acidente situações de agressões, maus tratos, negligência, violência sexual, violência doméstica, tentativas de suicídio, acidentes de transporte, acidentes de trabalho, quedas, afogamentos, envenenamentos, entre outros.

Após a pesquisa, o Viva Inquérito disponibilizará informações fundamentais para a implementação de políticas de enfrentamento das violências e acidentes e promoção da saúde e da paz, como por exemplo campanhas educativas de trânsito e junto ao público jovem, visando o combate ao uso de drogas e álcool.