Desfile cívico-militar reúne cerca de 6 mil pessoas em São José
07/09/2017
Fanfarra da Fundhas
A fanfarra da Fundhas do Jardim Paulista levou cerca de 60 alunos, entre grupo musical e corpo coreográfico Foto: Claudio Vieira/PMSJC

As comemorações pelo Dia da Independência foram marcadas pelo patriotismo e alegria dos munícipes de São José dos Campos. Segundo a Polícia Militar, cerca de 6 mil pessoas se reuniram no centro da cidade para acompanhar o hasteamento de bandeiras e assistir o desfile cívico-militar na manhã desta quinta-feira (7).

Participaram do desfile aproximadamente 4.500 pessoas, integrantes de 29 organizações, entre las militares do Exército e da Aeronáutica, policiais e representantes de associações, clubes e diversas entidades.

O evento, organizado pela Prefeitura, teve início com o desfile de carros, motos e caminhões do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Polícia Militar, Rodoviária e Ambiental, Defesa Civil e veículos utilizados por agentes de trânsito do município.

Entre os destaques estavam mais de 380 estudantes, que coloriram a Rua 15 de Novembro com balões em homenagem aos 250 anos da cidade, completados no dia 27 de julho. Os alunos são das escolas municipais Luiz Leite, Moacyr Benedicto de Souza, Rosa Tomita, Norma de Conti Simão, Dosulina Chenque Chaves de Andrade e José Purcini.

Aos 13 anos, a estudante Nayara dos Santos demonstrou civismo ao desfilar com a fanfarra da unidade escolar pela segunda vez. “É uma honra representar minha escola nesse dia especial. Vou recordar para sempre que fiz parte de um movimento tão bonito pela história do Brasil e desejo que todos os brasileiros estejam sempre unidos para celebrar as conquistas do nosso país.”

Outro destaque foi a ala dos agentes ambientais da Urbam (Urbanizadora Municipal), que apresentaram as novas bicicletas que serão utilizadas para monitorar o serviço de varrição das ruas da cidade a partir de terça-feira (12).

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) reuniu mais de 400 integrantes das unidades para celebrar os 30 anos da instituição, comemorados em abril. A fanfarra da unidade do Jardim Paulista foi a grande atração, com cerca de 60 alunos, entre grupo musical e corpo coreográfico.

Por fim, alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) representaram as diversas profissões e levaram uma réplica do avião 14 Bis.

“Ficamos felizes por conseguir reunir a família para celebrar este dia. É preciso levantar a bandeira do amor à pátria, do respeito e ensinar esses valores para as crianças desde cedo”, destacou a técnica em enfermagem Rutilene Aparecida Marques, de 31 anos, que assistiu todo o evento na companhia do marido, Jeferson Padilha, 29 anos, e dos filhos: Ana Luíza e João Leonardo.