Prefeitura intensifica limpeza de bocas de lobo em todas as regiões
12/09/2017
O objetivo é retirar areia, lixo, folhas de árvores e animais, facilitando o escoamento da água pelas galerias de drenagem pluvial Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou a limpeza de bocas de lobo em todas as regiões do município. A força-tarefa, executada pelas equipes das nove regionais da Secretaria de Manutenção da Cidade, tem como objetivo retirar areia, lixo, folhas de árvores e animais, facilitando o escoamento da água pelas galerias de drenagem pluvial.

A manutenção é uma ação de limpeza preventiva realizada diariamente pelos funcionários da Prefeitura para evitar alagamentos, garantir mais fluidez ao trânsito e impedir a proliferação de doenças causadas por insetos, animais roedores e animais peçonhentos como, por exemplo, baratas, ratos e escorpiões. São José dos Campos tem atualmente mais de 10.400 bocas de lobo.

Com início nesta semana e prosseguindo até o final de novembro, as equipes já estão atuando em ruas e avenidas de pelo menos 60 bairros das regiões central, sul, leste, oeste e norte e dos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.

Na zona norte e em São Francisco, o trabalho também tem sido executado nas estradas rurais.

Força-tarefa

Os serviços de limpeza e desobstrução são constantes, mas costumam ser ampliados nesta época do ano, deixando a cidade preparada para as chuvas do verão. O trabalho é realizado manualmente, com o uso de enxada, pá e uma chave de ralo. Já para a desobstrução de galeria de águas pluviais é utilizado caminhão de alta pressão (hidrojato).

Central 156

Os serviços de limpeza e desobstrução das bocas de lobo podem ser solicitados pelos munícipes por meio da Central 156. Além de atender estes pedidos, as regionais da Prefeitura direcionam suas equipes para locais onde são necessárias ações emergenciais.

De janeiro a agosto deste ano, já foram atendidos 855 pedidos encaminhados pela Central 156, incluindo limpeza de bocas de lobo, manutenção nas grelhas, manutenção de tubos e limpeza das redes de esgotos.