Monitores são treinados para fiscalizar serviço com bicicletas
12/09/2017
Varrição das ruas de São José será fiscalizada por funcionários com bicicletas
Varrição das ruas de São José será fiscalizada por funcionários com bicicletas Foto: Charles de Moura/PMSJC

Urbam

Os monitores da varrição de ruas da Urbam (Urbanizadora Municipal) começaram a ser capacitados, nesta terça (12), para a realização do serviço por meio de bicicletas. Eles receberão informações sobre cuidados e uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), além das informações necessárias para o desempenho do trabalho em São José dos Campos.

Com o novo meio de transporte, os monitores vão conseguir ampliar a atuação diária de acompanhamento dos serviços. Atualmente, este trabalho é feito por funcionários que circulam a pé para avaliar os trechos varridos.

Com as bicicletas, além de ampliar o campo de atuação e dinamizar o serviço, proporcionando mais agilidade nos deslocamentos, o desgaste físico diário dos monitores deverá ser bem menor.

A opção de bicicletas, ao invés de carros ou motos, também vem ao encontro de uma opção mais consciente e compromissada com a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, por tratar-se de uma forma de transporte ecologicamente correta.

Com a medida, a Urbam espera dar uma resposta mais rápida às necessidades da população, proporcionando uma cidade mais bem cuidada. A novidade foi apresentada à população no desfile de 7 de setembro.

Novidade aprovada

O monitor Júnio Nascimento de Oliveira aprovou a nova forma de monitoramento. “Vai facilitar bastante, pois percorremos longos trechos a pé para acompanhar e conferir a execução do trabalho, assim como para prestar algum apoio aos funcionários”.

A Urbam possui mais de 300 agentes ambientais atuando na varrição. Por meio de um programa implantado em 2007, os colaboradores da varrição passaram a ser reconhecidos pela população como agentes ambientais, cujo trabalho colabora para a melhoria da qualidade de vida e a preservação ambiental.

Eles partem para o trabalho dos 22 Pontos de Apoio (PA´s) nas diversas regiões da cidade. Os PA´s são áreas fixas de vivências, que estão estrategicamente localizados para a distribuição das equipes de colaboradores. Eles abrigam os vestiários, os refeitórios e os depósitos de ferramentas e insumos. São os pontos de início e retorno dos setores das respectivas microrregiões do município.

Como colaborar com um agente ambiental

•Mantenha sua calçada limpa*

•Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas

•Ao passear com seu animal de estimação, recolha as fezes em saco plástico e o deposite nas lixeiras

•No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais

•Separe os materiais recicláveis para a coleta seletiva

•Não deixe entulho e restos de construção na calçada, a cidade dispõe de locais específicos para entrega desses resíduos

* A varrição das calçadas é de responsabilidade do ocupante do imóvel fronteiriço, conforme lei municipal nº 7815/09.

Sobre a Urbam

A Urbam foi fundada em 10 de outubro de 1973, como uma sociedade de economia mista, e tem a Prefeitura de São José dos Campos como sua acionista majoritária. A empresa executa vários serviços de infraestrutura essenciais para a população joseense. Com cerca de 2.900 funcionários, a Urbam é responsável pela Gestão Integrada da Limpeza Urbana, que envolve a varrição de vias públicas, o sistema de coleta seletiva de resíduos e todo o processo de tratamento e disposição final destes resíduos na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. Sua atuação abrange ainda todo o Serviço Funerário da cidade, Administração dos Cemitérios, Terminal Rodoviário Intermunicipal, Estádio Martins Pereira e execução de obras em geral.