Inspetoria de Ensino da GCM capacita profissionais da região
12/09/2017
O curso é ofertado na modalidade presencial e tem 40 horas de duração entre atividades teóricas e práticas Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Inspetoria de Ensino da GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos deu início, nesta semana, ao 2º Curso de Técnicas de Ensino Policial aplicado aos profissionais das Guardas Civis Municipais de três cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O treinamento, que começou na segunda-feira (11), se estende até a próxima sexta-feira (15) com a participação de 25 guardas de Taubaté, Campos do Jordão e São Sebastião. O curso é ministrado pelos classes distintas Elvis de Jesus, Celso Ferreira e Clézio Gonzaga Maia.

O curso é ofertado na modalidade presencial e tem 40 horas de duração entre atividades teóricas e práticas. Os alunos aprendem a dimensionar, planejar, ministrar e registrar treinamentos profissionais.

Segundo a subcomandante da GCM de São José, Cristiane Claudinho, além das práticas e técnicas que contribuem para a segurança pública dos municípios, o curso serve para reunir os guardas civis da região para a troca de experiências tanto na preservação de bens públicos quanto na segurança da população de um modo em geral.

“A Inspetoria de Ensino foi reestruturada em fevereiro de 2017 e ganhou nova dimensão dentro do projeto de melhoria institucional planejado pela Secretaria de Proteção ao Cidadão”, contou a subcomandante.

Treinamento

A legislação federal determina que guardas civis tenham no mínimo 80 horas/aula por ano para garantir a qualidade dos trabalhos prestados à população, atendendo atribuições, novas competências e níveis de responsabilidade social.

O curso acontece na Inspetoria de Ensino, que fica no Parque da Cidade, coordenado pela subcomando e ministrado por três guardas, que se revezam nas 17 disciplinas que compõem a capacitação. A primeira edição ocorreu em Ubatuba, em julho, onde foram treinados 15 guardas civis municipais.