Tiro de Guerra completa 99 anos e apresenta tropa de atiradores
12/09/2017
Tradicional marcha dos militares do Tiro de Guerra durante o desfile cívico de 7 de Setembro Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Cerca de 300 pessoas são esperadas para a festa de comemoração dos 99 anos do TG (Tiro de Guerra) de São José dos Campos nesta quarta-feira (13), na Vila Industrial, na região leste do município. A cerimônia está prevista para começar às 19h com a participação da comunidade e autoridades civis, militares.

A solenidade será aberta ao público e terá a participação da banda do 6º Batalhão de Infantaria Leve, de Caçapava, durante a apresentação dos 100 atiradores em formação ao diretor do Tiro de Guerra.

“Será um ato solene militar e queremos a participação de toda a comunidade e principalmente os familiares dos atiradores”, disse o 1º sargento Alex Sandro Madeira de Oliveira, responsável pela unidade para a formação da reserva do Exército Brasileiro em São José.

No roteiro de homenagem aos quase 100 anos do TG está previsto uma formatura militar com 90 atiradores durante a abertura. “Eles entrarão marchando no pátio com a Banda de Caçapava e serão apresentados ao prefeito, que também é o diretor do TG.”

Entre as homenagens está uma especial: ao Antigo Atirador da turma TG 1938 e ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Jarbas Dias Ferreira, de 95 anos, morador de São José, onde é proprietário da Bicicletaria Brasil, na Avenida Rui Barbosa,  próxima à Rodoviária Velha. “Durante a solenidade militar, todos os atiradores prestarão continência para ele”, afirmou.

Outras honrarias serão feitas ao longo da cerimônia. “Serão entregues as medalhas Mérito do Tiro de Guerra e Trompowsky a colaboradores e pessoas que se dedicaram ao TG, além de certificados”, concluiu.

TG

O Tiro de Guerra é uma organização militar responsável pela formação da reserva do Exército Brasileiro e subordinado ao Ministério da Defesa. Os jovens selecionados para servirem no Tiro de Guerra recebem treinamento militar, instrução com ênfase ao culto e amor a pátria, a cidadania e ao Civismo. Desenvolvem diversos trabalhos sociais visando sempre o bem estar da sociedade.

Os atiradores ajudam nas campanhas do agasalho, da dengue, auxiliam a Defesa Civil do município no combate a queimadas, proferem palestras em escolas municipais e entidades da Prefeitura.