Alunos de São José têm aula diferenciada sobre tratamento da água
13/09/2017
A atividade na carreta começa com o tratamento da água e do esgoto residencial e, em seguida, os visitantes passam pelo laboratório Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos da rede de ensino municipal estão aprendendo sobre educação ambiental de uma maneira diferente com a Carreta “Somos Água”, da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que fica em São José dos Campos até o dia 19 de setembro.

A carreta está localizada no Cefe (Centro de Formação do Empreendedor), ao lado do Parque da Cidade Roberto Burle Marx, na região norte, e além de atender as caravanas de estudantes recebe também a população, gratuitamente, das 8 às 17h.

Por meio de um cinema de imersão total, a atividade começa com uma introdução sobre o tratamento da água e do esgoto residencial. Em seguida, os visitantes passam por um laboratório como os que existem nas estações de tratamento de água e, por fim, participam de jogos educativos sobre os cuidados com o meio ambiente.

Consumo consciente

Encantado com o cinema de imersão, o aluno da Emef Vera Babo de Oliveira, Lucas Gabriel Ganan de Souza, 9 anos, aprendeu um pouco mais sobre a importância do cuidado com a água. “Nós precisamos da água para tudo, desde a água potável que bebemos até a que usamos para tomar banho, lavar roupa e limpar a casa. Por isso precisamos cuidar dos rios para que a água não acabe”, disse.

Durante as atividades dentro do caminhão, um representante da Sabesp dá dicas e orientações sobre o consumo consciente da água e a estudante Ana Laura Correia Lopes, 9 anos, vai compartilhar com a família o que aprendeu.

“Vou ensinar a todos em casa que podemos economizar no dia a dia tomando banho rápido, desligando a torneira enquanto ensaboamos as louças da cozinha e também usar a água da chuva para lavar o quintal de casa”, destacou Ana Laura.

Até a próxima semana, outras escolas municipais visitarão a carreta especial. Desde o início deste ano, a ação já recebeu aproximadamente 20 mil visitantes percorrendo todo o Estado de São Paulo.