Participantes destacam espaço para a arte no programa
13/09/2017
O programa da Prefeitura conta com diversão o dia inteiro, com música, dança, oficinas, entre outros
O programa da Prefeitura conta com diversão o dia inteiro, com música, dança, oficinas, núcleo de robótica do Cephas, entre outros Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Conexão Juventude, que desembarca neste sábado (16), no Centro Poliesportivo Vila Tesouro (Rua Bento Pinto da Cunha, 381), dará espaço a diversas manifestações artísticas e desportivas que enriquecem a cena cultural da cidade.

Algumas delas, como o grafite e a música, serão destaques da programação gratuita organizada pela Prefeitura de São José dos Campos. As atividades acontecerão das 14h às 19h.

O artista Bruno Federico dos Santos, 32 anos, conhecido como Mr. Fred, terá a chance de divulgar a arte urbana, que algumas vezes é não é vista como forma de expressão legítima. Para ele, que mora no bairro Putim, região sudeste, a oportunidade é essencial para divulgar o movimento grafiteiro.

“Acho que é de muita importância, porque temos que ocupar os espaços. O grafite está aí pra isso, para ocupar espaços. A parceria entre grafiteiros e poder público faz a gente sair do nosso público, então a gente consegue atingir outras pessoas”, disse o artista, que está na cena há mais de 20 anos.

O objetivo de se tornar um verdadeiro palco para novos e desconhecidos talentos de São José dos Campos também agradou o cantor sertanejo João Guedes, de 32 anos. Ele, que foi servidor municipal, contou que o apoio da cidade “é importante porque alavanca a carreira, com chance de apresentação em um bom lugar com bom público”.

Ao todo, o Conexão Juventude na Vila Tesouro terá dez atrações, entre roda de capoeira, aula de Urban Mix™, apresentações de hip hop, brinquedos gigantes (touro mecânico, cama elástica e tobogã inflável) e outros.

Mesmo com foco na juventude, o evento tem atividades para todas as faixas etárias e recebeu grande aceitação, principalmente de famílias. Esse lado eclético do Conexão amplia ainda mais a exposição dos movimentos.

“O grafite hoje abrange vários públicos. Pega desde os jovens até aos senhores. Ele circula em vários ambientes e a gente consegue articulação com todas as idades, com uma linguagem de rua, mais urbana”, explicou Mr. Fred.

Em todos os cantos

O Conexão Juventude é democrático e tem por objetivo dar espaço a todo movimento que queira desenvolver projetos artísticos, culturais e esportivos, de forma gratuita.

Para quem está começando no mundo da música, como João Guedes, a exposição gratuita para o público da própria cidade-natal é gratificante. Ele, que se profissionalizou na música há menos de um ano, dá dicas aos jovens talentos que vão se apresentar neste sábado, no Centro Poliesportivo da Vila Tesouro.

“Se o cara for dançarino, professor ou qualquer outra coisa tem que focar totalmente nisso. Eu só comecei a dar certo e virar quando botei a cara de vez na música. Então para quem está começando são aqueles clichês de foco e determinação”, disse João Guedes.

As ações do Conexão Juventude acontecem a cada duas semanas, em diferentes regiões. As próximas edições estão programadas para acontecer no São Judas Tadeu (região sudeste), Alto da Ponte (região norte), Jardim Cerejeiras (região leste), distrito de São Francisco Xavier, Jardim Aquarius (região oeste) e Centro da Juventude (região sul).

Conexão Juventude – 16 de setembro

Oficina de turbantes