Parceria com o Sesi vai abrir 4.620 vagas para cursos gratuitos
13/09/2017
Os cursos da área de gastronomia visam, principalmente, a geração de renda com datas comemorativas Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos firmou nesta semana, parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) para a realização de 154 cursos gratuitos de capacitação. No total, serão oferecidas 4.620 vagas para diversos cursos rápidos nas áreas de gestão empresarial e gastronomia. A parceria terá duração de 20 meses.

O investimento da Prefeitura será de R$ 118.932,06. Os cursos serão ministrados por técnicos do Sesi e a seleção e organização dos candidatos será por parte do Qualifica, programa de incentivo ao aprimoramento profissional da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Cursos oferecidos

Responsabilidade social: Como atender, Inovação e Criatividade, Feedback, Negociação Criativa, Postura Profissional, Relacionamento Interpessoal, Empregabilidade.

Gastronomia: Natal, Massas, Gastronomia Internacional, Carnes, Especial de Inverno, Sagados para Festas, Pães, Chocolates, Bolos, Técnicas de Serviços de Copas, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados.

Especificamente para estes cursos, as inscrições serão abertas na segunda quinzena de outubro. Até lá, estarão sendo definidos pela Prefeitura, os locais de cada curso, de maneira a atender todas as regiões da cidade. De acordo com o Qualifica, somente a inscrição não garante a matrícula, pois o critério de classificação é o socioeconômico.

Os cursos da área de gastronomia serão realizados antes das respectivas datas comemorativas, visando geração de renda mais rápida pelo aluno com o aprendizado recebido.

Primeira Chance

O Qualifica continua com inscrições abertas até o 19 de setembro para uma nova turma do Projeto Primeira Chance. O curso é gratuito e acontecerá no Centro da Juventude.

Poderão se inscrever jovens de 18 a 25 anos que, após selecionados por meio de critérios socioeconômicos, serão convocados para participar. O objetivo principal do projeto é capacitar os jovens para disputar o primeiro emprego ou até mesmo abrir a primeira empresa.

As inscrições para o curso Primeira Chance devem ser feitas pelo site da Prefeitura www.sjc.sp.gov.br/qualifica ou pela Central 156.