Ações de conscientização começam com crianças e jovens
14/09/2017
A Semana do Trânsito, em São José dos Campos, terá atividades envolvendo ciclistas, pedestres, motoristas e passageiros
Serão abordados ciclistas, pedestres, motoristas, motociclistas e passageiros durante a Semana do Trânsito Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A partir deste sábado (16), a Prefeitura de São José dos Campos dará início às atividades da Semana Municipal de Trânsito. A abertura será marcada pela apresentação do projeto “Venha, venha historinha”, às 9h, na Emei Cassiano Ricardo, dentro do Parque Santos Dumont, região central.

De forma lúdica, os professores e alunos farão uma apresentação para orientar as crianças, pais e toda a comunidade escolar sobre atitudes importantes para preservação da segurança no trânsito. Esta será a primeira ação do projeto realizada pelos educadores.

Conexão Juventude

No período da tarde, as atividades serão no Centro Poliesportivo da Vila Tesouro, na região leste. No local, será uma oficina de grafitagem, onde os profissionais farão ao vivo a pintura de telas com o tema Trânsito. A atração será das 14h às 19h, durante o programa Conexão Juventude, realizado pela Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida.

Ação para todos os públicos

Ações educativas realizadas durante a semana, visam conscientizar a população sobre a importância de escolhas seguras para evitar acidentes de trânsito. Serão abordados pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. A intenção é valorizar a responsabilidade de cada um e fazer com que todos tenham um trânsito mais seguro.

Na segunda-feira (18), a orientação será para os motoristas profissionais com o “Curso de Manuseio de Tacógrafo” para transportadores dos alternativos, realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), às 9h.

Os pedestres também serão o público alvo deste dia com o do da campanha “Celular no trânsito. Essa conexão não é segura”. Utilizando de tecnologia sonora, a equipe de educadores vai abordar quem estiver circulando a pé, orientando sobre os riscos da utilização do celular em trânsito. A ação está programa para os dias 18, 19 e 20, a partir das 9h, em diferentes regiões da cidade.

A quarta-feira (20) será o dia dos estudantes do Ensino Médio. Alunos do da rede estadual de ensino participarão do Party, projeto voltado à prevenção de traumas no trânsito relacionados, principalmente, a mistura de álcool e direção na juventude.

No encontro realizado dentro do Hospital Municipal, a partir das 12h30, os estudantes assistirão a palestras proferidas por profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências), profissionais do Hospital Municipal e Centro de Reabilitação Lucy Montoro e agentes de trânsito.

Na sequência, eles terão a oportunidade de vivenciar as consequências de um acidente de trânsito por meio de visitas a vítimas internadas no hospital ou em processo de reabilitação.

A quarta-feira também contará com o início o curso para a formação de multiplicadores “Criança Segura”. O evento será realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador) com a presença de educadores da rede municipal de Ensino e Guardas Municipais, tendo como ponto central a prevenção de acidentes de trânsito envolvendo crianças e adolescentes de até 14 anos.

Na quinta-feira (21) será a abertura da Exposição de Serviços e Segurança para o Trânsito, no Vale Sul Shopping. Materiais do Corpo de Bombeiros e Detran ficarão disponíveis para visitação de 22 a 24 de setembro, no piso 1, loja 268.

Dia sem carro

O domingo (24) é o dia da tradicional feira educativa de trânsito. O evento será das 9h às 13h, na rua Prudente Meireles de Morais, que será fechada ao tráfego de veículos no trecho entre as avenidas Nove de Julho e São João.

No local, serão montadas tendas com serviços (aferição de pressão, acuidade visual, leitura livre, entre outros). Em um palco serão realizadas apresentações como a Orquestra de Cordas  da Mantiqueira, esquetes teatrais, além de  e atividades de lazer para crianças. Os visitantes poderão ainda interagir ainda com simuladores que demonstram os efeitos do álcool, conhecer o trabalho dos profissionais que trabalham no resgate de vítimas de acidentes, policiais entre outros parceiros que estarão presentes.

A Semana também contará como palestras em empresas, esquetes teatrais em escolas, blitz do programa Lei Seca, ações em bares e universidades com foco sobre os riscos da mistura de álcool e direção.

Além de posts educativos serão publicados nas redes sociais da Prefeitura, o painel de mensagens do Anel Viário também terá mensagens diárias sobre segurança no trânsito.