Mais 3 áreas são isoladas para impedir entulhódromo
14/09/2017
As ações adotadas vão reduzir consideravelmente o descarte de lixo e entulho, já que impedirão a entrada de caminhões e carros nas áreas Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos ampliou as ações contra o descarte irregular de lixo e fechará, até a próxima quarta-feira (20), mais 3 áreas nas zonas leste e sudeste, elevando para 10 o número de entulhódromos isolados desde abril.

Nesta quinta-feira (14), as equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade concluíram a construção de calçada e a instalação de um alambrado na rua Joaquim Bagunha Maldos, na Vila Ester, na região leste. Na sexta (15), será terminado o serviço de colocação de tubos de ferros em área verde da rua Madre Gema de Jesus, no Jardim Souto, na região sudeste.

Os trabalhos de isolamento continuam na próxima semana. Até o dia 20, serão instalados portão e alambrado em terreno da rua Teodomiro Costa, na Vila São Benedito, na zona leste.

As equipes da Prefeitura já recolheram nestes três locais um total de 600 toneladas somente neste ano. As ações que estão sendo adotadas vão reduzir consideravelmente o descarte de lixo e entulho, já que impedirão a entrada de caminhões e carros nas áreas.

Com estas medidas, a Prefeitura poderá liberar equipes e maquinário para outras frentes de trabalho, como capina, manutenção de vias públicas, conserto de calçadas e poda de árvore.

Ações efetivas

Entre abril e julho, já haviam sido fechados sete entulhódromos nas zonas sul e leste. Antes do isolamento, foram recolhidos somente neste ano 2.620 toneladas de lixo.

O fechamento está sendo acompanhado por rondas realizadas pela Guarda Civil Municipal, com o objetivo de coibir o descarte de lixo em locais inadequados.

As outras áreas com problemas crônicos de sujeira estão sendo monitoradas pela administração municipal para que também recebam nos próximos meses ações eficazes como as já adotadas.

PEV

No início do ano, a Prefeitura aprimorou o serviço e o atendimento à população nos 12 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos) instalados nas regiões central, sul, leste e norte da cidade. Com isso, mais pessoas estão utilizando o serviço e evitando o descarte de resíduos de entulhos em locais impróprios.

Os PEVs foram implantados para receber entulhos, sobras de obras de construção, reforma ou demolição (tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento) até um metro cúbico, além de móveis e equipamentos domésticos. As unidades funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Para liberar para uso da população, a Secretaria de Manutenção da Cidade fez a limpeza das caçambas, dando a destinação correta para materiais. O PEV é parte de um sistema integrado de gestão de resíduos da construção civil e é voltado para os pequenos geradores, usuários domésticos que produzem até um metro cúbico de resíduos (equivalente a uma caçamba de um pequeno utilitário).

Os PEVs facilitam o dia a dia da população, contribuindo para que os resíduos de construções e de podas e capinas não sejam jogados na beira de córregos, em áreas verdes e outros terrenos da cidade, evitando a poluição e a contaminação do solo.

A Prefeitura orienta os munícipes a fazerem a destinação correta de lixo reciclável e entulho no PEV mais próximo de suas residências. O descarte de entulho em terrenos ou ruas é contra a lei (Lei Municipal 7815/09 e Lei Municipal 8206/10) e pode gerar multa de até R$ 15 mil.