Prefeitura promove reunião com artesãos na Câmara
14/09/2017
Entre os assuntos que serão abordados estão questões referentes aos projetos para o setor de artesanato e empreendedorismo Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Departamento de Turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, realiza nesta sexta-feira (15), às 9 horas, na Câmara Municipal, a primeira reunião do ano com artesãos da cidade.

O evento visa discutir meios de aprimoramento desta atividade econômica. Entre os assuntos que serão abordados estão questões referentes à estruturação da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, projetos para o setor de artesanato, empreendedorismo, carteira de identidade do artesão, Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e locais para exposição e vendas.

O evento é aberto a todos os artesãos cadastrados na Sutaco, Atualmente, o Departamento de Turismo conta com cerca de 800 artesãos cadastrados e, em atividade.

Cadastramento

Em maio passado, o Departamento de Turismo realizou uma ação de cadastramento de artesãos, no distrito de São Francisco Xavier. A iniciativa foi inédita com essa categoria de pequenos empreendedores locais e teve como objetivo identificar e colaborar no aprimoramento da atividade e a consequente geração de renda.

O cadastramento é realizado por meio da expedição da Carteira do Artesão, que é emitida pela Sutaco, sendo um documento obrigatório do artesão para participação em feiras de artesanato.

A Sutaco é um órgão do Governo do Estado, que tem um Termo de Cooperação firmado com a Prefeitura, para capacitação de servidores públicos municipais para o serviço de atendimento, cadastramento e ações de implemento da cultura típica do artesanato local.