São José dá início à Atividade Delegada com 40 policiais militares
14/09/2017
As atividades a serem desenvolvidas pelos militares, em horários de folga, serão implementadas em áreas previamente definidas no plano de trabalho a ser elaborado
As atividades a serem desenvolvidas pelos militares, em horários de folga, serão implementadas em áreas previamente definidas no plano de trabalho a ser elaborado Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Atividade Delegada, que é uma parceria entre a Prefeitura e o Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1), começa nesta sexta-feira (15) em São José dos Campos, quando um grupo de 40 policiais militares vai reforçar a ação de combate aos fluxos, fortalecer a fiscalização no comércio irregular, agir contra a perturbação de sossego, entre outras ações que garantem a segurança pública.

Para a realização da Atividade Delegada, a Prefeitura vai investir recursos da ordem de R$ 1,732 milhão, previstos no orçamento do município para a segurança pública. A ação faz parte de um conjunto de medidas do "São José Unida  Inteligência e Segurança", iniciativa da Prefeitura para contribuir com a segurança pública da população.

O planejamento para a Atividade Delegada será feito em conjunto pela Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Proteção ao Cidadão, e representantes do CPI-1, do 1º e do 46º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), que definem os horários e locais de atuação dos policiais.

“A Atividade Delegada fortalece ainda mais a integração de ações e atividades de interesse comum entre a Prefeitura e Segurança Pública, no sentido de prestar serviços cada vez melhores à população joseense”, disse a coronel Eliane Nikoluk, comandante da Polícia Militar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Segundo ela, a PM atuará em colaboração com a Prefeitura no sentido de potencializar ações preventivas.

“Com foco nas infrações de menor potencial ofensivo, sendo certo que a prevenção de pequenos delitos e incivilidades previne a ocorrência de grandes delitos e incivilidades. As ações visam um trabalho em rede e principalmente, aumentar a presença e a visibilidade da Polícia Militar nos bairros de São José”, completou.

Dia a dia

Os policiais militares, em média de 40 por dia, trabalharão fardados, com equipamento de proteção individual. A Polícia Militar é a responsável pelo cadastro e adesão de policiais para o convênio. A jornada de cada policial empregado no programa será limitada em até oito horas diárias, não podendo ultrapassar o teto de 80 horas mensais individuais.

As atividades a serem desenvolvidas pelos militares, em horários de folga, serão implementadas em áreas previamente definidas no plano de trabalho a ser elaborado pelo Comando de Policiamento do Interior 1 em conjunto com a Prefeitura.

São José Unida

Esse é mais um importante avanço em prol da segurança pública do município, já que a Prefeitura poderá criar um plano estratégico em parceria com o Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1) no combate à criminalidade.

O programa São José Unida reúne Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal, além de fiscais de trânsito e de posturas municipais.