Alunos se transformam em jornalistas em projeto extracurricular
15/09/2017
Todo o processo de produção, desde o levantamento de pautas, entrevistas, produção de conteúdo e de fotos até a diagramação é feito pelos estudantes
Todo o processo de produção, desde as pautas, entrevistas, conteúdos, fotos até a diagramação é feito pelos estudantes Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos do 6º ao 9º ano da Emef Profª Elizabete de Paula Honorato, região leste de São José dos Campos, se transformaram em jovens jornalistas para retomar o projeto do jornal da escola, o ‘Bete News’, que é entregue não só aos alunos, mas também para a comunidade local.

Trata-se de um projeto extracurricular, onde a participação é voluntária. São envolvidos professores de disciplinas como língua portuguesa, ciências e matemática, que ampliam o aprendizado além do pedagógico. Valores como o trabalho em equipe, o comprometimento e a troca de experiências são alguns dos benefícios aos estudantes na produção do jornal.

O informativo, já famoso entre todos, chegou à sua 11ª edição com muitas novidades, a começar pelo número de páginas que aumentou de dois para oito. A periodicidade do jornal também mudou e deverá ser mensal a partir de agora.

Todo o processo de produção do informativo, desde o levantamento de pautas, entrevistas, produção de conteúdo e de fotos até a diagramação é feito pelos estudantes, com supervisão dos professores. Para a impressão do jornal, a escola conseguiu parceria com uma gráfica que está cedendo 2.000 exemplares.

Entre os assuntos abordados nesta edição estão iniciativas de professores e alunos, aulas esportivas oferecidas gratuitamente e atividades pedagógicas diferenciadas, além de matérias sobre cultura, saúde e direitos do consumidor.

A oportunidade

Aos 14 anos, o aluno Pablo Mendonça, percebe o quanto o projeto auxiliou no aperfeiçoamento da escrita. “Sempre fui muito bom com as palavras, mas tinha dificuldade em colocá-las no papel. Com o jornal, posso praticar a escrita e a cada dia crio mais gosto pela leitura. Também aprendo muito vendo os textos dos colegas”, destacou.

A brincadeira de ‘repórter’ aflorou na aluna Ana Carolina dos Santos, 11 anos, o interesse pela profissão de jornalista. “Sempre me encantei pelo jornalismo. Quando assisto aos jornais me imagino no lugar dos repórteres e hoje tenho a oportunidade de atuar como eles, divulgando para a comunidade tudo o que nossa escola tem de melhor. Sei que ainda é cedo para decidir, mas hoje tenho muita vontade de seguir essa carreira”, disse.

Na próxima terça-feira (19), às 19h, a escola receberá os alunos e a comunidade em um evento especialmente preparado para a apresentação e distribuição do informativo em seu novo formato. A escola está localizada na rua Aurélio Portilho Castellanos, 124, no bairro Jardim Mariana I.