Manutenção em prédios públicos visa garantir economia de água
15/09/2017
O trabalho começou pela sede da Secretaria de Manutenção da Cidade, onde já estão sendo trocadas torneiras e realizados diversos reparos Foto: Divulgação

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou os reparos e melhorias em torneiras, encanamentos, caixas d’água e descargas hidráulicas com o objetivo de adequar os prédios públicos ao PURA (Programa de Uso Racional da Água).

O termo de colaboração com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para implantação do programa, com prazo de 12 meses, foi assinado pela administração municipal no último dia 4. O objetivo é reduzir em 25% o valor das contas de água, gerando uma economia anual nos cofres públicos de até R$ 2,1 milhões.

A economia estimada é de 128 milhões de litros de água por ano, o que corresponde ao abastecimento de 1.000 pessoas. O programa foi implementado em 542 prédios, abrangendo o Paço, as sedes e regionais de secretarias, escolas municipais, hospitais e locais de atendimento ao público. As adequações também serão realizadas em parques, praças e áreas verdes.

Adequações

O trabalho começou pela sede da Secretaria de Manutenção da Cidade, na região central. Já estão sendo trocadas torneiras e realizados reparos em válvulas de descarga, além da identificação de vazamentos de água. O mesmo serviço será executado nas nove Regionais da Secretaria, incluindo os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo, com a previsão de ser concluído até o final de setembro.

Todas as secretarias municipais estão sendo orientadas para que realizem as adequações necessárias nos prédios e imóveis sob sua responsabilidade. O objetivo é que as manutenções sejam constantes, com fiscalizações permanentes nos equipamentos para economizar água e evitar desperdícios.

Serão adotadas gradativamente diversas ações para detecção e reparo de vazamentos e troca de equipamentos convencionais por equipamentos economizadores de água. Serão implementadas substituições nos encanamentos, instalação de aeradores nas torneiras, equipamentos antivandalismo nos banheiros e melhorias nas caixas d’água, entre outras medidas previstas no termo de colaboração assinado com a Sabesp. Em geral, o retorno do investimento para adoção do programa é rápido e, em alguns casos, imediato.

Conscientização

Paralelamente às adequações prediais, alunos das escolas municipais de ensino fundamental receberam cartilhas educativas e histórias em quadrinhos com orientações e dicas sobre o uso consciente de água. O material, elaborado pela Sabesp, já está sendo utilizado em sala de aula e bibliotecas e, posteriormente, será entregue a estudantes do ensino básico.

Os alunos também estão aprendendo sobre educação ambiental de uma maneira diferente com a Carreta “Somos Água”, da Sabesp, que ficará em São José dos Campos até o dia 19 de setembro. A carreta está localizada no Cefe (Centro de Formação do Educador), ao lado do Parque da Cidade Roberto Burle Marx, na região norte, e além de atender as caravanas de estudantes recebe também a população, gratuitamente, das 8 às 17h.

Com o PURA, a Prefeitura de São José dos Campos economizará recursos públicos, que serão posteriormente utilizados serviços, obras e melhorias para a população, além de conscientizar os servidores e estudantes sobre a preservação do meio ambiente e evidenciar a preocupação com a qualidade de vida dos moradores da cidade.

O Programa PURA

PURA foi criado pela Sabesp em 1996, com o objetivo de evitar desperdício e estimular o uso consciente de água, preservando os recursos hídricos e mananciais do Estado de São Paulo. Atualmente, pelo menos 2.400 escolas, postos de saúde, hospitais e presídios na capital paulista e no interior do Estado já implementaram o programa, com resultados satisfatórios de economia no consumo de água e redução do desperdício.