População da região oeste aprova Atividade Delegada
15/09/2017
O planejamento das ações será definido por meio de uma Comissão Paritária composta por integrantes da Polícia Militar e da Prefeitura
O planejamento das ações será definido por meio de uma Comissão Paritária composta por integrantes da Polícia Militar e da Prefeitura Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

O primeiro dia da Atividade Delegada, em São José dos Campos, já agradou a população da região oeste que recebeu o reforço do policiamento com 40 policiais militares. Moradores e comerciantes do Jardim das Indústrias e do Jardim Aquarius aprovaram a novidade, principalmente por atender às antigas reivindicações.

O mecânico montador Antônio Moraes, de 58 anos, morador da zona oeste há 10 anos, afirma que “quanto mais policiais nas ruas, mais segurança”.

A comerciante Susy Martinez também aprovou a iniciativa. Moradora há 21 anos do Jardim das Indústrias, ela ressalta que os policiais garantem mais segurança para todos,  tanto no comércio quanto nas residências. “Moro e trabalho aqui. Aprovado totalmente”, disse.  

Os cabos João Livramento e Sandro Vasconcelos, ambos moradores de São José, também estão animados com o trabalho. “É importante abordarmos a população. A gente quer fazer o melhor”, disse Livramento. “Gosto desse trabalho ostensivo, de ter mais contato com a população”, completou Vasconcelos.  

Os policiais militares, previamente cadastrados e habilitados pelos comandos do 1º e do 46º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior) de São José para a Atividade Delegada,  reforçarão as ações de combate aos fluxos, fiscalização do comércio irregular e operações contra a perturbação de sossego, além de operações especiais. 

A Atividade Delegada, criada pela Prefeitura neste ano por meio da lei municipal 9.507, ganhou diversas inovações, entre elas a melhoria e ampliação do programa Vizinhança Solidária para todos os bairros da cidade. 

Planejamento

As ações serão definidas por meio de uma Comissão Paritária composta por integrantes da Polícia Militar e da Prefeitura. Segundo a coronel Eliane Nikoluk, comandante da Polícia Militar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, nessas ações, os policiais atuarão em colaboração (soma de esforços) com a Prefeitura no sentido de potencializar ações preventivas. 

“O convênio prevê atividades voltadas para implantação do programa de combate ao comércio ambulante irregular ou ilegal e funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais e a fiscalização de perturbação de sossego no município”, disse. “Certamente, esses 40 policiais a mais atuando nos dias e horários de maior incidência de problemas poderá contribuir em muito para a redução das denúncias e reclamações da comunidade em relação ao comércio ilegal e principalmente, em relação à melhoria das condições de tranquilidade e sossego do cidadão”, completou Nikoluk. 

São José Unida 

A Prefeitura vai investir recursos da ordem de R$ 1,732 milhão, previstos no orçamento do município para a segurança pública. A ação faz parte de um conjunto de medidas do "São José Unida Inteligência e Segurança", iniciativa da Prefeitura para contribuir com a segurança pública da população. 

Os policiais militares, em média de 40 por dia, trabalharão fardados, com equipamento de proteção individual. A Polícia Militar é a responsável pelo cadastro e adesão de policiais para o convênio. A jornada de cada policial empregado no programa será limitada em até oito horas diárias, não podendo ultrapassar o teto de 80 horas mensais individuais. 

As atividades a serem desenvolvidas pelos militares, em horários de folga, serão implementadas em áreas previamente definidas no plano de trabalho a ser elaborado pelo Comando de Policiamento do Interior 1 em conjunto com a Prefeitura. 

O programa São José Unida reúne Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal, além de fiscais de trânsito e de posturas municipais.