Avenidas do Urbanova terão sinalização especial para esportistas
18/09/2017
A orientação é para que os motoristas reduzam a velocidade e fiquem atentos aos tráfego de pedestre e ciclistas Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

Quem utiliza o bairro Urbanova, na região oeste, para a prática de atividades físicas vai contar com mais segurança no percurso a partir da próxima sexta-feira (22). A Prefeitura de São José dos Campos vai inaugurar a sinalização de advertência, com pintura especial de solo e placas educativas, para alertar os motoristas sobre o compartilhamento de alguns espaços com esportistas.

A faixa da direita das avenidas Shishima Hifumi (trecho), Possidônio José de Freitas, João Paulo II, Paratehy, Djanira Mota e Silva e ruas Corcovado e Aquarela do Brasil, até as proximidades do Residencial Jaguari estão recebendo pintura de solo com desenhos e setas. O material utilizado é refletivo, antiderrapante e com sonorizador para ampliar a segurança dos usuários. Neste trajeto, a orientação é para que os motoristas reduzam a velocidade e fiquem atentos à presença de pessoas que trafegam a pé e de bicicleta.

Em aproximadamente 12 quilômetros de percurso, em ambos os sentidos, também serão instaladas 39 placas de advertência e educativa para orientar os condutores.

A nova sinalização integra o conjunto de ações da Semana Municipal de Trânsito (de 16 a 22 de setembro)e vai marcar o Dia Mundial Sem Carro, data em que são realizadas atividades e ações em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades em todo o mundo.

Dia Mundial Sem Carro

A iniciativa do Car-Free Day – Dia Sem Carro - começou oficialmente na França, em 22 de setembro de 1997, e logo em seguida se espalhou por milhares de outras cidades da Europa.

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2001 nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA), onde os participantes organizaram "bicicletadas" para celebrar o dia e propor à sociedade uma reflexão sobre o uso excessivo do carro, além de ressaltar os benefícios dos meios não motorizados de transporte para saúde e qualidade do ar nas grandes cidades.

Em São José dos Campos a data é comemorada desde 2009, com medidas e ações que buscam incentivar a população a deixar o carro em casa, adotando formas alternativas e não poluentes de deslocamento ou optando pelo transporte coletivo.

Ações educativas

Ações educativas serão realizadas durante toda esta a semana, visando conscientizar a população sobre a importância de escolhas seguras para evitar acidentes de trânsito. Serão abordados pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. A intenção é valorizar a responsabilidade de cada um e fazer com que todos tenham um trânsito mais seguro.

Nesta segunda-feira (18), a orientação será para os motoristas profissionais com o “Curso de Manuseio de Tacógrafo” para transportadores dos alternativos, realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador).

Público-Alvo

Os pedestres serão o público alvo da campanha “Celular no trânsito. Essa conexão não é segura”. Utilizando de tecnologia sonora, a equipe de educadores vai abordar quem estiver circulando a pé, orientando sobre os riscos da utilização do celular em trânsito. A ação está programada para os dias 18, 19 e 20, a partir das 9h, em diferentes regiões da cidade.

A quarta-feira (20) será o dia dos estudantes do Ensino Médio. Alunos do da rede estadual de ensino participarão do Party, projeto voltado à prevenção de traumas no trânsito relacionados, principalmente, a mistura de álcool e direção na juventude.

No encontro realizado dentro do Hospital Municipal, a partir das 12h30, os estudantes assistirão palestras proferidas por profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências), profissionais do Hospital Municipal e Centro de Reabilitação Lucy Montoro e agentes de trânsito.

Na sequência, eles terão a oportunidade de vivenciar as consequências de um acidente de trânsito por meio de visitas às vítimas internadas no hospital ou em processo de reabilitação.

A quarta-feira também contará com o início o curso para a formação de multiplicadores “Criança Segura”. O evento será realizado no Cefe com a presença de educadores da rede municipal de Ensino e Guardas Municipais, tendo como ponto central a prevenção de acidentes de trânsito envolvendo crianças e adolescentes de até 14 anos.

Na quinta-feira (21) será a abertura da Exposição de Serviços e Segurança para o Trânsito, no Vale Sul Shopping. Materiais do Corpo de Bombeiros e Detran ficarão disponíveis para visitação de 22 a 24 de setembro, no piso 1, loja 268.