Creche do Jardim Monterrey está aberta para 650 crianças
18/09/2017
As turmas estão divididas em Berçário I (0 a 1 ano), Berçário II (1 ano), Infantil I (2 anos), Infantil II (até 3 anos e 11 meses). Ainda há vagas. Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Moradores do Jardim Monterrey, na região leste de São José dos Campos, acordaram animados para o primeiro dia de aula na nova Emei Profª Denise Prates Fernandes Rocha. Cerca de 650 crianças de 0 a 5 anos serão beneficiados com a nova escola a partir desta segunda-feira (18).

Com estrutura adequada para a faixa etária das crianças, as turmas nesta escola estão divididas em Berçário I (0 a 1 ano), Berçário II (1 ano), Infantil I (2 anos), Infantil II (até 3 anos e 11 meses), Pré I (4 anos) e Pré II (5 anos). As aulas acontecem em período parcial, de cinco horas, e os pais optam pela turma da manhã ou tarde.

O morador do bairro, Danilo Fernandes da Silva, 27 anos, ficou encantado com a nova escola onde seu filho, Nicolas Dorigo, de 9 meses, irá estudar. “A unidade é muito bonita e organizada. Estou feliz com a oportunidade que ele terá de interagir com outras crianças e sei que será muito importante para seu desenvolvimento”, disse.

Aos 2 anos, a pequena Ana Beatriz também começou a vida escolar hoje. Sua mãe, Lucimara Cristina Santos Simão, possui outro filho matriculado na rede de ensino municipal. “Conheço o carinho e o cuidado que os professores da rede dedicam para os alunos. São profissionais fundamentais nessa fase da vida das crianças, que   ajudarão a despertar a autonomia e a interação da Ana com outras pessoas”, destacou.

Nesta segunda-feira, a escola ficará aberta em ambos os períodos para que a comunidade possa conhecer a estrutura do local e conversar com os gestores da unidade. Os pais também podem permanecer na sala de aula com os filhos.

As inscrições na escola seguem abertas para a comunidade. Os interessados devem procurar a secretaria da escola munidos de Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência e CPF do responsável legal. Os responsáveis pelas crianças serão chamados para efetuar a matrícula de acordo com a disponibilidade de vagas.

Esta foi a terceira escola de educação infantil entregue pela Prefeitura neste ano. Em abril, a região sul ganhou uma nova creche no Campo dos Alemães, com 217 alunos, de 0 a 3 anos, matriculados. No mês de agosto, a comunidade do bairro Alto da Ponte, região norte, recebeu uma escola que atende cerca de 800 crianças de 0 a 5 anos.

Em construção

Além da unidade do Jardim Monterrey, a Prefeitura deve entregar para a população joseense outras duas novas escolas de educação infantil até dezembro: Santa Edwiges, região sul (350 vagas); e no Residencial Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste (650 vagas).

As aulas no Santa Edwiges começam no dia 25 de setembro e a secretaria da escola segue aberta para receber inscrições.

Em ampliação

Nos próximos meses começarão a ser disponibilizadas novas vagas nas escolas que estão sendo ampliadas no município. Juntas, elas oferecerão cerca de 900 vagas para a população.

Mais vagas nas escolas

Núcleo de Educação Infantil Elza Maria Dias Mendonça (Monte Castelo)

Núcleo de Educação Infantil Doroti da Silva Cunha (Jardim Santa Inês)

Emei Febrônio Pereira Gomes (Novo Horizonte)

Emei Jardim Morumbi (Jardim Morumbi)

Emei Luiz Sundfeld (Galo Branco)

Instituto Materno-Infantil Dimeia Maria Ferreira Diniz Endo (Campo dos Alemães)

Emei José Antero Cursino dos Santos (Jardim Satélite)

Parceria com o Governo do Estado

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Governo do Estado, vai construir duas escolas de educação infantil na cidade para atender crianças, com idade entre 0 e 3 anos, nas regiões leste e sul.

Com a entrega das novas unidades, no total serão cerca de 700 vagas disponibilizadas para famílias dos bairros Jardim Paineiras I e Bosque dos Eucaliptos. Os bairros foram selecionados de acordo com a demanda local.