Com apoio do COI, Prefeitura amplia rondas aos finais de semana
18/09/2017
A equipe responsável pelo videomonitoramento das câmeras do COI flagrou uma pichação na madrugada desta segunda-feira (18) Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou a vigilância e o monitoramento de prédios e espaços públicos do município por meio de rondas da GCM (Guarda Civil Municipal) aos finais de semana, com apoio do COI (Centro de Operações Integradas). O objetivo é proporcionar mais segurança e tranquilidade à população.

No domingo (17), uma equipe da GCM em patrulhamento preventivo pelo estacionamento do Cefe (Centro de Formação do Educador) foi informada sobre um suspeito correndo com um celular na mão. De imediato, os guardas identificaram o adolescente, de 16 anos, na altura da Vila Cristina. Ao perceber que seria abordado, o jovem teria jogado o aparelho, encontrado pelos policiais após revista no local. Depois de reconhecido pela vítima, o infrator foi encaminhado para o 1º Distrito Policial.

Pichação

A equipe responsável pelo videomonitoramento das câmeras do COI flagrou na madrugada desta segunda-feira (18), por volta das 2h, um jovem pichando o muro do prédio da EDP Bandeirante, na avenida Francisco José Longo, no Jardim São Dimas, região centro.

Uma viatura da GCM foi acionada e um adolescente foi abordado no local. Ele foi encaminhado para o 1º DP, onde foi lavrado o termo circunstanciado, além do auto de infração e multa de R$ 1.000, conforme previsto na lei municipal 9.045.  A penalidade ainda exige o reparo dos danos causados e o ressarcimento de todos os custos, incluindo o material.

Furto de fios

A ofensiva contra furto de fios de cobre também ganhou destaque no fim de semana.  Guardas prenderam um homem de 24 anos e apreendeu um adolescente de 15 anos, na noite de sexta (15), em flagrantes durante furto de fios no bairro Torrão de Ouro, na região sudeste.

A ocorrência, que foi registrada como furto e corrupção de menor, aconteceu na estrada Doutor Bezerra de Menezes, quando uma equipe de motociclistas da GCM, em deslocamento pelo bairro, foi abordada por um munícipe o qual informou que, próximo ao Hospital Psiquiátrico Francisca Júlia, haviam duas pessoas furtando o material.

Os guardas foram até o local e encontraram os dois. A dupla já tinha furtado aproximadamente 60 metros de fios de telefone. O homem foi encaminhado para o 1º DP e vai responder por tentativa de furto e corrupção de menor, além da multa de R$ 2.000.

Segundo a Polícia Civil,  o suspeito não teve como pagar a multa dentro do tempo determinado, permanecendo detido. Já o adolescente foi liberado na presença do Conselheiro Tutelar e permanecerá à disposição da Justiça.