Comunidades da região leste ganham 260 mudas de árvores
18/09/2017
Estão sendo plantadas espécies nativas, incluindo ipês amarelos, brancos e roxos, quaresmeiras, aldraos, sibipirunas, mirindibas, jequitibás e guandis
Estão sendo plantados ipês amarelos, brancos e roxos, quaresmeiras, aldraos, sibipirunas, mirindibas, jequitibás e guandis Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos conclui, até a próxima quinta-feira (21), o plantio de 260 árvores em bairros da região leste da cidade.

Estão sendo plantadas 160 mudas às margens da Estrada do Cajuru, beneficiando as comunidades do Campos de São José, Jardim Mariana 1, Jardim Mariana 2, Santa Cecília 1, Santa Cecília 2, Jardim Helena, Pousada do Vale e Serrote. Já as calçadas e o canteiro central da avenida Tancredo Neves, na região do Novo Horizonte, vão ganhar outras 100 mudas.

Nos dois casos, são espécies nativas, incluindo ipês amarelos, brancos e roxos, quaresmeiras, aldragos, sibipirunas, mirindibas, jequitibás e guandis. O trabalho está sendo feito por equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade em atendimento aos pedidos feitos por munícipes pela Central 156, além da reposição natural de árvores.

Intensificação

A Prefeitura possui duas frentes de atuação, coordenadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade e pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. Juntas, plantaram neste ano 4.389 árvores.

A Secretaria de Manutenção da Cidade realiza o plantio em calçadas, praças, parques e áreas verdes. De janeiro a setembro, foram 1.239 mudas, com o trabalho sendo intensificado a cada mês. Somente em agosto, foram plantadas 543 árvores. A meta é fechar 2017 com 3 mil.

Já a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade executa o serviço por meio dos programas de revitalização de nascentes e de educação ambiental. Este último envolve alunos da rede municipal e é desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação. Neste ano, as equipes plantaram 3.150.

Plano para 8 anos

São José tem atualmente 176.389 árvores. Destas, 300 são centenárias ou tombadas pelo patrimônio público, possuindo imunidade ao corte.

O  plano de arborização, que está em vigor desde dezembro de 2016, prevê o plantio de 56 mil mudas nos próximos 8 anos.

Quanto mais verde a cidade, melhor a qualidade do ar que se respira e mais agradáveis são a paisagem e o clima. As sombras criadas pelas copas, a umidade gerada pela vegetação em geral e a quantidade maior de área permeável são características que ajudam a alcançar esses objetivos.

As concentrações arbóreas contribuem ainda para equilibrar as temperaturas. Elas absorvem parte dos raios solares, evitando que esquente demais, além de ajudar a manter a umidade do solo, ampliando a sensação de frescor na cidade.

Como solicitar

Munícipes também podem solicitar o plantio de árvores por meio da Central 156. Após os pedidos, técnicos da Assessoria de Arborização e Áreas Verdes da Secretaria de Manutenção da Cidade realizam vistorias. Caso o plantio seja aprovado, o mesmo é realizado pela Prefeitura.

Já os responsáveis por loteamentos aprovados pela Prefeitura têm que apresentar um projeto de arborização para os locais onde irão implementar seus empreendimentos  como compensação ambiental.