Pedestres são alvos de ação educativa na avenida Barbacena
19/09/2017
Enquanto o grupo fazia a abordagem sonora, agentes de trânsito entregavam material educativo Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

Quem passou pela Avenida Barbacena, no Jardim Ismênia, região leste de São José dos Campos, nesta terça-feira, recebeu dicas para circular em segurança pelas ruas de uma forma inusitada.

“Atravesse na faixa” e “Não utilize o celular durante a travessia” foram algumas das frases disseminadas pelo equipamento de som, de alta potência, instalado na via. As mensagens simulavam a voz do GPS dando instruções sobre trânsito seguro aos pedestres que transitavam pelo local.

Um grupo de três atores também integrou as abordagens. Entre uma mensagem e outra, o trio cantava paródias de músicas famosas com a temática do “trânsito seguro”, chamando a atenção de todos.

Enquanto o grupo fazia a abordagem sonora, agentes de trânsito entregavam material educativo e orientavam para a importância de atravessar em locais seguros.

Em São José dos Campos, a avenida Barbacena é considerada a segunda via com maior número de acidentes por quilômetro. No total, são 13,85 acidentes por km. Para estabelecer este ranking são considerados a extensão da avenida e o número de ocorrências.

A próxima abordagem será nesta quarta-feira (20) na Avenida Pedro Friggi, no bairro Vista Verde, também na região leste.

A ação integra a programação da Semana Municipal de Trânsito realizada pela Prefeitura de São José dos Campos. As atividades previstas durante toda a semana visam conscientizar a população sobre a importância de escolhas seguras para evitar acidentes de trânsito. Serão abordados pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. A intenção é valorizar a responsabilidade de cada um e fazer com que todos tenham um trânsito mais seguro.

Curso de tacógrafo

Trinta e seis motoristas e auxiliares do transporte alternativo de São José dos Campos participaram, nesta segunda-feira (18), do curso para manuseio de tacógrafo. O objetivo do curso foi instruir os participantes sobre o uso e análise dos dados dos tacógrafos, bem como a atualização sobre a legislação do uso do equipamento.

O tacógrafo retém dados importantes sobre o percurso, velocidades médias e tempo de trajetos percorridos por motoristas e condutores e, por isso, é objeto de fiscalização da equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Dia 20

12h30 - Encontro do Projeto Party,no Hospital Municipal

14h - Formação de multiplicadores “Criança Segura”, no Cefe

Dias 21 a 23