Mutirão de limpeza será feito em dez "entulhódromos" da zona sul
19/09/2017
Desde abril, já foram isolados 10 entulhódromos e o mutirão de limpeza dá continuidade à intensificação dos trabalhos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta quarta-feira (20), um mutirão de limpeza em 10 locais da zona sul que têm sido utilizados para descarte irregular de lixo. São áreas conhecidas como “entulhódromos”, por ter maior incidência de sujeira. Somente neste ano, já foram retiradas 7.560 toneladas de lixo e entulho destas mesmas áreas públicas.

A força-tarefa será executada pela Secretaria de Manutenção da Cidade com equipes e maquinário de 7 das 9 regionais da Prefeitura. Pelo menos 35 funcionários estarão envolvidos no trabalho, que será realizado com 12 caminhões e 4 retroescavadeiras.

Dos 10 entulhódromos, 7 estão localizados no Campo dos Alemães, 1 no Dom Pedro 1º, 1 no Dom Pedro 2º e 1 no Conjunto Emha. Entre eles, estão dois às margens do córrego Senhorinha que já foram isolados pela Prefeitura, reduzindo consideravelmente a quantidade de lixo.

Isolamento

O mutirão de limpeza desta quarta-feira dá continuidade à intensificação dos trabalhos de combate ao descarte irregular de lixo na cidade. Desde abril, já foram isolados outros 10 entulhódromos nas regiões sul e leste.

A ofensiva por meio do isolamento das áreas públicas, vielas e ruas com alambrados, portões, defensas metálicas e piquetes, entre outros materiais, está sendo acompanhada por rondas realizadas pela Guarda Civil Municipal, com o objetivo de coibir o descarte de lixo em locais inadequados.

As outras áreas com problemas crônicos de sujeira estão sendo monitoradas pela administração municipal para que também recebam, nos próximos meses, ações eficazes como as já adotadas.

PEV

No início do ano, a Prefeitura aprimorou o serviço e o atendimento à população nos 12 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos) instalados nas regiões central, sul, leste e norte da cidade. Com isso, mais pessoas estão utilizando o serviço e evitando o descarte de resíduos de entulhos em locais impróprios.

Os PEVs foram implantados para receber entulhos, sobras de obras de construção, reforma ou demolição (tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento) até um metro cúbico, além de móveis e equipamentos domésticos. As unidades funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h.

O PEV é parte de um sistema integrado de gestão de resíduos da construção civil e é voltado para os pequenos geradores, usuários domésticos que produzem até um metro cúbico de resíduos (equivalente a uma caçamba de um pequeno utilitário).

Os PEVs facilitam o dia a dia da população, contribuindo para que os resíduos de construções e de podas e capinas não sejam jogados na beira de córregos, em áreas verdes e outros terrenos da cidade, evitando a poluição e a contaminação do solo.

A Prefeitura orienta os munícipes a fazerem a destinação correta dos resíduos no PEV mais próximo de suas residências. O descarte de entulho em terrenos ou ruas é contra a lei (Lei Municipal 7815/09 e Lei Municipal 8206/10) e pode gerar multa de até R$ 15 mil.