HM vai promover Simpósio de Doação de Órgãos nesta quinta
19/09/2017
O Hospital Municipal pertence à equipe de transplante da Unicamp de Campinas, que abrange 129 municípios, e é a unidade hospitalar que mais tem doação efetiva
O HM pertence à equipe de transplante da Unicamp de Campinas, que abrange 129 municípios, e é o que mais tem doação efetiva Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), promove nesta quinta-feira (21), das 8h às 16h, o 2º Simpósio de Doação de Órgãos, no auditório do próprio hospital.

O simpósio é voltado aos profissionais de saúde e terá palestras de especialistas de diversas áreas, como enfermagem, psicologia, fisioterapia e pneumologia, tratando de temas como identificação do potencial doador, diagnóstico de morte encefálica, comunicação de más notícias, entre outros.

O evento faz parte da campanha "Sim Para Doação" da SPDM, que celebra o Setembro Verde, mês de conscientização da doação de órgãos. O objetivo é a conscientização não apenas da população em geral, mas também dos profissionais de saúde, sobre a importância de ser um doador, com dados relacionados inclusive aos procedimentos necessários para viabilizar uma doação.

De setembro a janeiro deste ano, houve 13 doações efetivas no Hospital Municipal, com a captação de 70 órgãos, sendo 9 corações, 4 pulmões, 11 fígados, 23 rins, 1 osso e 22 córneas, beneficiando 92 pessoas. O índice de recusa familiar é de 18%, bem inferior à média do Estado de São Paulo (37%) e do Brasil (44%). “Nosso índice de recusa é bem baixo, comparado ao Estado e ao Brasil. Temos conseguido fazer um trabalho de conscientização junto às famílias e as autorizações têm aumentando cada vez mais”, disse a enfermeira Juliana Duarte, membro da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes do HM.

Caso recente

A última captação ocorreu nesta terça-feira (19). Um jovem de 21 anos teve morte encefálica confirmada na segunda-feira (18). Com a autorização da família, o HM, por meio de sua comissão interna de captação de órgãos, entrou em contato com a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, em Campinas, para realizar todos os procedimentos legais que o caso exige.

Até a chegada da equipe responsável pela remoção, os médicos do HM realizaram todos os procedimentos para a manutenção dos sinais vitais dos órgãos. A cirurgia ocorreu na manhã desta terça e foram captados o coração, rins, osso, córneas e fígado. Sete pessoas, de diferentes locais do Estado, receberam os órgãos do jovem joseense.

Sobre o HM

O HM pertence à equipe de transplante da Unicamp de Campinas, que abrange 129 municípios, e é a unidade hospitalar que mais tem doação efetiva. Considerando os hospitais que compõe a rede de OPO (Organização de Procura de Órgãos), ligada à Unicamp, o HM responde por 11% de todas as doações de coração do Estado de São Paulo.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil teve um aumento de 3,5% na doação de órgãos em 2016, atingindo uma taxa de 14,6 doadores por milhão de população. Entretanto, 43% das famílias brasileiras entrevistadas ainda não autorizam a doação de órgãos.

Seja um doador

Atualmente, para ser um doador, basta fazer a manifestação do desejo em vida para algum familiar. A simples autorização da família já é suficiente para que o procedimento de remoção dos órgãos seja efetivado. 

Confira a programação

8h30 – Abertura do evento 

8h40 – Indicadores da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes do HMJCF 

9h10 – Processo de doação de órgãos, atualidades e perspectivas 

10h – A doação de órgãos em favor da vida 

10h30 – Coffee break 

10h50 - Identificação do potencial doador e entraves para a realização do diagnóstico de morte encefálica 

11h30 -  Comunicação de más notícias 

12h - Almoço  

13h30 - Práticas para melhores resultados no processo de doação 

14h - Manutenção hemodinâmica do PD - ênfase em órgãos torácicos 

14h40 – Boas práticas da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes 

15h10 – A importância do serviço pré-hospitalar no contexto da doação de órgãos 

15h40 – Minha escolha faz a diferença - palestra em comemoração a Semana Nacional do Trânsito 

16h – Projeto P.A.R.T.Y.