Comtur quer apoiar ações que incrementem o turismo local
19/09/2017
Tomou posse como presidente do Conselho a empresária do ramo hoteleiro e representante do Convention & Visitors Bureau, Graziela Júlio Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Cerca de 150 pessoas participaram, nesta terça-feira (19), na Câmara Municipal, da cerimônia de posse da nova diretoria do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de São José dos Campos.

Tomou posse como presidente do Conselho a empresária do ramo hoteleiro e representante do Convention & Visitors Bureau, Graziela Sampaio Júlio, juntamente com representantes de vários segmentos da sociedade civil. O mandato será de dois anos.

A Prefeitura também integra o Conselheiro, por meio de representante da Diretoria de Turismo, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Em seu discurso de posse, Graziela Júlio elencou quatro eixos para que o Comtur possa retomar sua verdadeira importância e colaborar para que a cidade tenha mais incrementos no setor de Turismo, seja para eventos ou hospedagens. Para ela, o Comtur deverá priorizar ações em estruturação, comunicação, projeto social e continuidade, referindo-se ao que já foi realizado de positivo.

O Comtur tem como principal atribuição viabilizar parcerias e proporcionar, por meio de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município no fomento da atividade turística.

Centro de Ciência

Também durante o evento, foi anunciado pela Prefeitura que, possivelmente ainda nesse ano, será aberta licitação para obras de modernização do atual Centro de Ciência, da Vila industrial, na região leste da cidade.

A proposta é realizar no local uma ampla modernização, tornando o prédio um centro permanente de pesquisas científicas com foco na educação. Isto, à exemplo de como já ocorre com o Museu Catavento, em São Paulo. O investimento previsto é de R$ 1 milhão.

Plano de Turismo

Durante o evento, foi apresentado pela Prefeitura o texto base do Plano Municipal de Turismo, o qual, ainda neste ano, será encaminhado à Secretaria Estadual de Turismo. O objetivo é que, com esse Plano,  São José dos Campos conquiste em breve, o título de Município de Interesse Turístico. Desta maneira, a cidade poderá receber verbas estaduais estimadas em R$ 350 mil por ano para implementação do turismo.