Tratamento de resíduos sólidos é exemplo para outros municípios
19/09/2017
Participaram da visita os representantes de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, Roseira
Participaram da visita os representantes de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, Roseira Foto: Divulgação

Urbam

Representantes de municípios que se encontram na área de influência do gasoduto Campinas-Rio de Janeiro (Gascar) participaram de visitas técnicas à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Urbam nesta segunda (18) e terça-feira (19).

A primeira visita reuniu as cidades da região do Complexo Cantareira (Atibaia, Bragança Paulitsa, Campinas, Itatiba, Jaguariúna, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia e Piracaia).

Hoje foi a vez dos municípios da bacia do Rio Paraíba: Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, Roseira, São José dos Campos, Taubaté e Igaratá conhecerem o sistema de tratamento de resíduos joseense,

Segundo a organização do Programa de Educação Ambiental Gascar, o objetivo é contribuir para a melhoria na gestão de resíduos sólidos nos municípios participantes por meio de ações de formação para multiplicadores nas esferas governamental e não governamental. O tratamento de resíduos sólidos e o programa de educação ambiental feito pela Urbam em São José dos Campos é tido como exemplo pelo Gascar. 

De acordo com a coordenação, a participação no Programa Lixo Tour trará diversos elementos para debates e discussões entre os gestores públicos ao longo de todo o programa de educação ambiental do Gascar.

A diretora da Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté, Heloisa Martins, disse que o sistema de tratamento de resíduos de São José dos Campos é considerado modelo pelo município pois concentra toda a infraestrutura em um único local.  Esta visita é uma troca de informações importante e enriquecedora para todas as cidades envolvidas". Ela explica que a coleta seletiva foi implantada em junho deste ano em Taubaté este ano para atender 100% da cidade.

O Gascar tem uma extensão de 456,8 km e liga as cidades de Paulínia (SP) a Japeri (RJ). O gasoduto tem objetivo de atender a demanda de gás natural e flexibilizar as malhas que já foram implantadas no País. O produto é usado para abastecer as unidades da Petrobras, que faz a distribuição para as indústrias.