Casa Eugênia da Silva tem ‘Vivência com as Figureiras’ nesta quinta
20/09/2017
Três profissionais da região vão trocar experiências com o público no encontro ‘Vivência com as Figureiras’ Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Setembro é conhecido, no meio da cultura popular, como o ‘mês das figureiras’ e para comemorar a data três profissionais da região vão trocar experiências com o público no encontro ‘Vivência com as Figureiras’, na Casa de Cultura Eugênia da Silva. O bate-papo será quinta-feira (21), em dois horários, às 9h e às 14h.

Estarão presentes as figureiras Maria Inês de Moraes, Maria José de Oliveira e Tina Lemos. Elas passarão o dia na casa de cultura para compartilhar sua arte e seus conhecimentos, relembrando histórias e falando de suas técnicas especiais no manejar do barro.

Perfis

Maria Inês Moraes, popularmente conhecida como Dona Inês, é mineira da cidade de Paraisópolis. Sua história com a argila vem da infância. Sua avó, de origem indígena, confeccionava utensílios de barro, como panelas, potes e canecas e introduziu Inês na arte da modelagem em argila. Ela vai contar como começou sua carreira de figureira e explicar seu método.

Maria José de Oliveira começou a desenvolver a arte de ser figureira aos seis anos de idade, e hoje, aos 74 anos, mantém o mesmo carinho pela modelagem em argila. Quando criança, fazia seus próprios brinquedos e também ficava admirada com as peças do presépio de sua avó. A partir daí começou a fazer suas primeiras figuras, montando sua ‘fazendinha’ de argila, com porquinhos, galinhas d’angola e não parou mais.

Tina Lemos é artesã e figureira há mais de 17 anos, além de ser integrante do projeto ‘Santo de Casa’, de São José dos Campos, que reúne figureiros locais, visando fortalecer a arte da modelagem em argila. Ela vai apresentar suas técnicas de modelagem e seu processo de criação.

A atividade é realizada pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Casa de Cultura Eugênia da Silva

Rua dos Carteiros, 110 – Parque Novo Horizonte