95% dos usuários aprovam o atendimento do UBS Resolve
20/09/2017
86% dos entrevistados responderam ter aguardado em ambiente confortável enquanto esperavam
86% dos entrevistados responderam ter aguardado em ambiente confortável enquanto esperavam Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

O programa UBS Resolve tem a aprovação de 95% dos usuários da rede de saúde de São José dos Campos. Este número é resultado de uma pesquisa realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) em agosto, encomendada pela Prefeitura, para avaliar o grau de satisfação da população ao programa implantado em janeiro deste ano.

A pesquisa foi elaborada com base em um formulário estruturado para coletar informações sobre a qualidade no atendimento do programa UBS Resolve, com foco na coleta de exames laboratoriais realizado nas seis unidades básicas de saúde onde o programa foi implantado – Eugênio de Melo, Jardim São José 2, Residencial União, Campo dos Alemães, Jardim Limoeiro e Parque Interlagos.

O questionário foi elaborado para abordar questões como atendimento e avaliação da unidade, frequência de utilização, conforto, procedimentos e informações referentes à coleta, tempo de espera, entre outros.

A pesquisa foi realizada durante 15 dias, de 15 a 30 de agosto, por meio de contato telefônico. Foram realizadas 1.447 entrevistas. O nível de confiança estimado é de 95%, sendo a margem de erro amostral máxima de 5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Dos pacientes que aceitaram responder a pesquisa, 95% (1.378) avaliaram a coleta de exames na UBS como ótima ou boa e 91% (1.315) disseram ter sido devidamente orientados sobre a retirada do resultado do exame.

A pesquisa também abordou o grau de satisfação dos usuários com a UBS de referência. O resultado apontou que 88% (1.277) classificaram a UBS como ótima ou boa, enquanto 8% (120) disseram ser ruim e 3% (50) péssima.

Sobre o atendimento da recepção da coleta, 94% classificaram como ótimo ou bom (1.355 pacientes); 4% acharam ruim (63) e 2% (29), péssimo.

Com relação ao tempo de espera, 58% (843) disseram que, entre o cadastro e a coleta, o atendimento ocorreu em menos de 30 minutos, enquanto que 41% (594) informaram que o tempo foi maior que 30 minutos. Em 10 pacientes entrevistados (1%), a questão não se aplicou porque o paciente recebeu atendimento domiciliar.

Outra pergunta abordou o acolhimento dispensado ao paciente durante a coleta: 86% (1.245) responderam ter aguardado em ambiente confortável enquanto esperavam; 13% disseram não ter recebido conforto e em 1% dos atendimentos (10) a pergunta não se aplicou porque o atendimento foi domiciliar.

O programa

Implantado em janeiro deste ano, o UBS Resolve tem o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. Com o programa, os pacientes fazem a coleta de sangue no próprio local, evitando deslocamentos e otimizando o retorno médico.

Além da coleta de sangue, o programa já adotou a prática da agenda aberta para marcação de consultas e incorporou novos procedimentos e protocolos, como acolhida pela equipe de enfermagem e priorização de consultas. Uma segunda etapa prevê a implantação da sala de atendimento de pequenas emergências.

Avaliação da coleta de exames na UBS

Ótimo – 610 (42%)

Bom – 768 (53%)

Ruim – 47 (3%)

Péssimo – 22 (2%)

Como o paciente classifica a UBS

Ótima - 398 (28%)

Boa - 879 (61%)

Ruim - 120 (8%)

Péssima - 50 (3%)

 

Total – 1.447 (100%)