Alunos participam do plantio das palmeiras no Parque da Cidade
20/09/2017
As palmeiras-imperiais são um dos símbolos do Parque da Cidade; o acervo conta com cerca de 200 exemplares, declaradas imunes de corte
As palmeiras-imperiais são um dos símbolos do parque; o acervo conta com cerca de 200 exemplares imunes de corte Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

Marcando a celebração do Dia da Árvore, nesta quinta-feira (21), 25 alunos da Nei Silvia Helena Souza, da Vila César, na região norte de São José dos Campos, participam do plantio de mudas de palmeiras-imperiais no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, às 9 horas (av. Olivo Gomes, 100, Santana)

Catorze mudas de palmeiras-imperiais, com aproximadamente 3 metros de altura, serão plantadas para recompor o paisagismo do Parque na Alameda das Palmeiras. Essas árvores são um dos símbolos do Parque da Cidade. O acervo conta com cerca de 200 exemplares, declaradas imunes de corte pelo Decreto Municipal nº 9915/2000, de 4 de abril de 2000.

A ação simbólica aproxima as crianças das árvores, despertando a consciência não somente com relação à sua função ambiental, mas também em respeito ao vínculo afetivo, histórico e cultural que a comunidade pode estabelecer.

O Parque da Cidade, também guarda outros patrimônios como a árvore centenária Samanea saman, popularmente conhecida como Árvore da Chuva ou Chorona, recentemente declarada como a maior árvore da espécie no Brasil, pelo RankBrasil.

Nativas, frutíferas ou floríferas, exóticas ou ornamentais, a árvore é um grande símbolo da natureza e fundamental para o equilíbrio ambiental. Elas aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, a poluição sonora e fornecem sombra e abrigo para inúmeras espécies.

Outros locais

São José possui ainda 14 palmeiras-imperiais na avenida João Guilhermino, uma das principais vias da cidade na região central. Também imunes de corte, elas são um dos maiores atrativos do município.

Plantio

A Prefeitura possui duas frentes de atuação, coordenadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade e pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. Juntas, plantaram neste ano 4.389 árvores.

A Secretaria de Manutenção da Cidade realiza o plantio em calçadas, praças, parques e áreas verdes. De janeiro a setembro, foram 1.239 mudas, com o trabalho sendo intensificado a cada mês. Somente em agosto, foram plantadas 543 árvores. A meta é fechar 2017 com 3 mil.

Já a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade executa o serviço por meio dos programas de revitalização de nascentes e de educação ambiental. Este último envolve alunos da rede municipal e é desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação. Neste ano, as equipes plantaram 3.150.