Exposição em shopping orienta sobre prevenção de acidentes
21/09/2017
Durante a exposição, os visitantes poderão usar um simulador para testar a direção e comprovar como os efeitos da bebida alteram os reflexos ao volante
Os visitantes poderão usar também um simulador para testar a direção e comprovar como os efeitos da bebida alteram os reflexos ao volante Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A partir desta quinta-feira (21) até sábado (23), a Prefeitura de São José dos Campos, juntamente com o Corpo de Bombeiros, o Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências) e o Detran estarão no Vale Sul Shopping, na região sul, com a exposição de Serviços e Segurança para o Trânsito, no período das 10h às 22h.

Além da mostra, quem passar pelo local também receberá orientações sobre a importância das atitudes seguras no trânsito para prevenir acidentes. Profissionais da Prefeitura vão orientar sobre o uso correto dos dispositivos para garantir a segurança das crianças, como o uso das cadeirinhas menores de 8 anos. Os modelos adequados para cada idade que ficarão expostos.

Já a equipe do Detran fará a demonstração dos etilômetros, equipamentos utilizados nas blitze de fiscalização da Lei Seca para aferir o consumo de álcool pelos motoristas. Os visitantes poderão fazer os testes, tirar dúvidas sobre a fiscalização de alcoolemia e ainda levar um bafômetro descartável para casa.

Outra atração para os motoristas será um simulador para testar a direção e comprovar como os efeitos da bebida alteram os reflexos ao volante. O equipamento foi disponibilizado pela Pro Simulador, empresa especializada em equipamentos de simulação profissional de direção veicular. Além dos efeitos do álcool, os participantes também poderão experimentar, em segurança, situações como dirigir com chuva (aquaplanagem), com neblina, além de alertar sobre os riscos de manusear o celular ao volante.

A orientação feita pelo Corpo de Bombeiros terá instruções para reanimação cardiopulmonar e demonstração dos equipamentos utilizados pela equipe no atendimento das ocorrências de acidentes. A equipe do Grau fará também a demonstração dos equipamentos que utilizam durante as ocorrências além de dar orientações para a prevenção de acidentes.

A exposição integra a programação da Semana Municipal de Trânsito realizada pela Prefeitura de São José dos Campos. As atividades previstas durante toda a semana visam conscientizar a população sobre a importância de escolhas seguras para evitar acidentes de trânsito. Serão abordados pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. A intenção é valorizar a responsabilidade de cada um e fazer com que todos tenham um trânsito mais seguro.