Assistidos do Centro Pop iniciam Oficina de Barbearia
21/09/2017
A oficina faz parte do programa desenvolvido pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão que promove a criação de oportunidades de trabalho Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

“A esperança é um sentimento que todo mundo pode ter. Enquanto eu viver, vou ter esperança de realizar meus sonhos. Já tive muitas oportunidades na vida. Deixei passar algumas, mas agora que tenho essa chance decidi que não faria isso de novo. A barbearia é a chance de mudar a minha vida”, disse Adilson Amorim, 36 anos, morador do abrigo há nove meses, em São José dos Campos.

Este poderia ser mais um depoimento de quem já passou por diversas dificuldades. Mas, o que ele tem de diferente? A oportunidade de recomeçar. Recuperar a autoestima. Um sentimento que se reflete nos 13 alunos, usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que iniciaram na tarde da última segunda-feira (18), a Oficina de Barbearia.

A oficina faz parte do programa da Prefeitura de São José dos Campos, desenvolvido pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão que promove a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda, com ações de qualificação social e profissional às pessoas que encontram-se em situação de vulnerabilidade. Além disso, trabalha a disciplina e o comprometimento.

Ministrada por profissionais voluntários, nesta etapa, o Curso de Barbearia foi dividido em dois módulos, (teórico e prático) com carga horária de 48 horas, sendo realizados três horas por dia, às segundas e sextas-feiras, durante 16 dias. Esse curso é o segundo oferecido aos usuários do Centro Pop, sendo o primeiro de Marcenaria.

São José dos Campos conta com sete abrigos, que atendem, em média, 200 pessoas em situação de rua. Os acolhidos são encaminhados aos Centros Pop para participar de oficinas. Já os conhecidos como "trecheiros” (pessoas que estão de passagem na cidade) recebem passagens para retornar aos municípios de origem, além da retirada de documentação, refeição e higienização.

Cras Norte

Nesta terça-feira (19) teve início a Oficina de Barbearia também na unidade do Cras (Centro de Assistência Social) Alto da Ponte. O objetivo é oferecer oportunidades de renda e desenvolvimento de novas habilidades à população atendida pela unidade naquela região. A capacitação é gratuita e possui duração de 72 horas a ser realizado em dois períodos, manhã e tarde.

Os participantes terão introdução à barbearia e cortes, modelagem de barba, sobrancelhas e aparo de pelos e noções para abrir seu próprio negócio. Os interessados em participar da oficina devem ter idade a partir de 18 anos.

O Cras Norte está localizado na rua Alziro Lebrão, s/n, no Alto da Ponte. Mais informações pelo telefone 3922-6734.