Palestra sobre Alzheimer reúne mais de 50 pessoas na Casa Sul
21/09/2017
Para Cecília Brito, de 60 anos, a palestra agrega informações, principalmente porque convive com um idoso que tem Alzheimer
Para Cecília Brito, de 60 anos, a palestra agrega informações principalmente porque convive com um idoso que tem Alzheimer Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Cinquenta e duas pessoas participaram, nesta quinta-feira (21), de uma atividade de conscientização sobre Alzheimer, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. O evento, que aconteceu no auditório da Casa do Idoso Sul, envolveu frequentadores da unidade e familiares. 

Ministrada pelo médico geriatra Gabriel Martins de Oliveira, a palestra esclareceu sobre a doença e suas causas. Segundo o palestrante, a doença se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. “É preciso diferenciar o esquecimento normal de manifestações mais graves e frequentes, que são sintomas da doença. Não é porque a pessoa está mais velha que não vai mais se lembrar do que é importante”, explicou.

A moradora do bairro São João Del Rey, Marie Nojima, 63 anos, aproveitou para tirar sua dúvida. “Minha mãe teve Alzheimer e sempre achei que pudesse ter a doença. Com o esclarecimento do doutor, fico mais tranquila em saber que a maioria dos casos não está relacionada a hereditariedade”, disse. 

Para Cecília Brito, de 60 anos, a palestra agrega informações. “Eu convivo com um idoso que tem Alzheimer e considero importante essas informações para identificar os sinais da doença e sabe como lidar”, ressaltou.

O médico apontou também que a depressão, os acidentes e até problemas circulatórios estão entre as diversas causas que podem levar um idoso a sofrer de Alzheimer. Segundo ele, o cuidado com a saúde é o principal meio de prevenção da doença.

Dia Mundial do Alzheimer

O dia 21 de setembro é lembrado mundialmente pelo Dia do Alzheimer, doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. Ela tende a se agravar ao longo do tempo e, em sua maioria, atinge a população idosa, mas possui tratamento. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, há cerca de 1,2 milhão de casos da doença no Brasil.