Prefeitura promove capacitação para prevenção da sepse
22/09/2017
A sepse é a principal causa de morte em todos os hospitais do mundo, antes conhecida como septicemia ou infecção generalizada Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, promove até o dia 28 de setembro um seminário alusivo ao Dia Mundial da Sepse (13 de setembro), reunindo cerca de 200 profissionais de saúde do Hospital de Clínicas Sul e servidores convidados das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). A capacitação, que começou no dia 12 de setembro, acontece no Hospital de Clínicas Sul, às terças, quartas e quintas-feiras, nos três períodos.

No encontro desta quinta (21) pela manhã, o médico intensivista Rui Cordeiro, chefe da UTI do Hospital Municipal, abordou o tema “Manejo do Paciente Séptico”. Na parte da tarde, a médica infectologista Flávia Porto, do Hospital Vivalle, ministrou a palestra “Sepse: Sinais Clínicos e Tratamento”. No período da noite, a enfermeira Lupércia Mirela vai abordar o tema “Gerenciamento de Protocolos Clínicos”.

A sepse é a principal causa de morte em todos os hospitais do mundo. Antigamente era conhecida como septicemia ou infecção generalizada. Trata-se de uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão.

Segundo a Secretaria de Saúde, a educação continuada dos servidores é um importante mecanismo de prevenção, uma vez os pacientes se deparam muitas vezes com o despreparo dos próprios profissionais de saúde em fazer o diagnóstico precoce da doença, considerado fundamental para o sucesso do tratamento.

O tratamento da sepse deve ser realizado idealmente em unidades de terapia intensiva, onde são administrados antibióticos para combater o foco da infecção. Em alguns casos, são necessárias ainda medidas de suporte, como a hemodiálise por causa da insuficiência renal ou a ventilação mecânica para controlar uma possível insuficiência respiratória.

Essa inflamação pode levar a parada de funcionamento de um ou de mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente.

Atualmente a sepse é a principal causa de mortes nas unidades de terapia intensiva (UTI). No Brasil, a síndrome, que é responsável por cerca de 233 mil óbitos em UTIs, é desconhecida por nove em cada dez pessoas.