Praça do Jardim Estoril terá ação especial com a comunidade
22/09/2017
A abertura do evento será às 9 horas e começa com a macroginástica, realizada por professores de educação física
A abertura do evento será às 9 horas e começa com uma macroginástica, realizada por professores de educação física Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos promove neste sábado (23), das 9h às 11 horas, uma ação conjunta com a comunidade do Jardim Estoril, no âmbito do Programa Minha Praça de Volta, para cuidar da praça Rubens Castilho.

O evento é resultado da parceria entre a comunidade local, Emef Profª Elza Regina Ferreira Bevilacqua, Secretaria de Educação e Cidadania, Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e Secretaria de Manutenção da Cidade.

A abertura do evento será às 9 horas e começa com a macroginástica, realizada pelos professores de educação física da escola. A programação conta com mutirão de limpeza da praça e plantio de árvores com a participação dos alunos. Haverá coleta de óleo de cozinha, pilhas e baterias e resíduos eletroeletrônicos, com a presença da Cooperativa Coopertech, exposição de cartazes com o tema: “Economia se faz no dia a dia”.

Inovando o programa Minha Praça de Volta, a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade incorpora boas práticas sustentáveis que serão incentivadas junto à comunidade, dentre elas horta comunitária, compostagem de resíduos vegetais, canteiros orgânicos em torno das árvores e plantio de mudas.

Durante o evento haverá a demonstração da construção de um sistema de “Compostagem com Paletes” para produção de composto orgânico utilizando as folhas e grama da própria praça. O composto será aproveitado no cultivo da horta comunitária, evitando assim o transporte destes resíduos por caminhões.

Será criado, com a participação dos moradores, um canteiro em formato de mandala para plantio de ervas medicinais e Pancs – Plantas Alimentícias Não Convencionais. Um painel colaborativo será fixado no local para receber opiniões e sugestões da comunidade.

A implantação das boas práticas ambientais vem ao encontro do protagonismo dos moradores que já valorizam e ajudam a cuidar e preservar o espaço público e do reconhecimento da escola enquanto espaço educador.

O evento celebra também o início da Primavera, estimulando ainda mais o uso da praça e fortalecendo a integração entre a Prefeitura e a comunidade, por meio do diálogo e da educação ambiental.

O Programa

O programa Minha Praça de Volta tem por objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguro às comunidades, visa a recuperação das praças abandonadas, principalmente dos bairros mais distantes. O objetivo é fazer com que as famílias voltem a frequentar os locais com tranquilidade.

Já foram reurbanizadas seis praças. Duas localizadas no Frei Galvão, na zona leste. Também foram revitalizadas as praças Darci Ribeiro e José Marcelino, ambas no Jardim São José, e a praça do Pousada do Vale, todas na zona leste, além da praça que fica às margens do córrego Senhorinha, entre os bairros Campo dos Alemães e Dom Pedro 2º, na zona sul.

Já está na fase final os serviços de reurbanização no Parque Caminho das Garças (Putim, zona sudeste) e no Parque Alambari (Campos de São José, zona leste).