Domingo tem viola, doce de leite e confecção de pipas
22/09/2017
O violeiro joseense Ronnie dos Santos estará no Museu do Folclore neste domingo (24)
O violeiro joseense Ronnie dos Santos estará no Museu do Folclore de São José dos Campos neste domingo (24) Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A música sempre esteve presente na vida do violeiro, artesão e artista plástico Ronnie dos Santos. Neste domingo (24), o joseense estará no Museu do Folclore de São José dos Campos para mostrar toda a sabedoria adquirida.

Também participarão das atividades o lorenense Carlos Roberto Torres e a mineira Sofia Faria Ramos, que farão, respectivamente, pipas e doce de leite. O encontro, que faz parte do projeto Museu Vivo, é aberto ao público e será realizado na área externa do museu, das 14h às 17h.

Vem da família o gosto de Ronnie pela música. O bisavô e tios eram moçambiqueiros e dançavam folia de reis e São Gonçalo. Em 1995 assumiu a liderança das danças, ocupando os lugares dos mestres que ficaram doentes.

Há dez anos ele participa da Domingueira de Viola, realizada em Paraibuna, e por outros 11 (de 2001 a 2012) integrou os movimentos de seresta. Em 2006 recebeu o título de mestre de cultura popular durante o Revelando São Paulo.

Já Dona Sofia, como é conhecida a outra convidada, vai demonstrar o conhecimento na arte de produzir doce de leite. Hoje ela é dona de casa, mas também já trabalhou no comércio por muitos anos e se aposentou como vendedora. Quando se apresentou no Museu Vivo em 2015, ela ensinou como fazer paçoca no pilão.

O terceiro participante da programação, Carlos Roberto, passou toda a infância e juventude na cidade onde nasceu, Lorena. Foi lá que, durante as férias de julho e janeiro, ele aprendeu a fazer e empinar pipas numa rua sem saída na periferia da cidade. Sabedoria que pode parecer simples, mas que requer muita criatividade e habilidade.

Museu do Folclore

Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade)