Adultos destacam atividades recreativas em ação na região sul
23/09/2017
Rua de lazer
Acompanhadas por familiares, as crianças participaram de diversas brincadeiras de rua de lazer no Centro Esportivo Vale do Sol Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O programa Viva Melhor, realizado na manhã deste sábado (23) no Centro Esportivo Vale do Sol, fez a população da região sul de São José dos Campos saltar da cama cedo para brincar, aprender e dançar.

Os grandes destaques da edição foram as atividades recreativas, como a oficina de pipas, pintura corporal e as brincadeiras da rua de lazer. Centenas de crianças, acompanhadas dos pais, tios e avós aproveitaram toda a estrutura montada pela Prefeitura na unidade, que ficou disponível das 9h às 12h.

Foi o caso de Manoel Nunes, 60 anos, avô de Pedro Henrique, 8 anos, e Maria Vitória, 5 anos. Ele foi o mentor escolhido para substituir os pais, que trabalhavam durante a manhã, e encarregado de levar os netos ao centro esportivo. O menino é aluno da escolinha de futsal do Vale do Sol, mantida pela Prefeitura.

Manoel não ficou apenas na observação. Contagiado pela criançada, ele participou da pintura corporal e seguiu o ritmo da dupla na rua de lazer. “Hoje em dia a criançada não desgruda de celular, mas os meus pequenos não. Eu saio com eles, a gente sobe em árvore, vai na cachoeira e joga futebol. Sei que há necessidade de tecnologia, mas a criança, para ter um caráter quando adulto, tem que brincar, correr e andar descalço.”

“Faço desenhos, se tiver que pintar cabelo, eu pinto, ando e brinco junto. E daqui a pouco eu paro aí para fazer umas pipas, também. Se você vai lá e faz junto com a criança, aquilo fica na memória para sempre”, acrescentou.

Outro caso em que a criançada fez os mais velhos seguirem o embalo das atrações do Viva Melhor foi o de Pedro Gonçalves, 49 anos. Acompanhando o filho David, 6 anos, ele confeccionou uma pipa com o auxílio dado pela monitora da oficina. Logo, o brinquedo já foi colocado à prova, com sucesso.

“Acho isso super importante. Tira da frente da televisão, do computador, do videogame, do celular. A gente teve isso daqui quando criança, e nossa diversão era pipa, pião, sem tecnologia. Isso faz bem para a alma da criança e para o desenvolvimento”, opinou.

Morador do Vale do Sol e frequentador da unidade esportiva, Pedro também ressaltou que atividades de recreação e lazer como as realizadas neste sábado contribuem para a formação da personalidade e o lado afetivo das crianças. “Jogar vôlei, futebol, soltar pipa, isso fica na memória da criança. Desenvolve muito o lado esportivo e a tira de uma rotina sedentária.”

Para toda a família

Idealizado para oferecer lazer, recreação e bem-estar, o programa Viva Melhor beneficia todos os cidadãos, de crianças a idosos. O objetivo é combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida dos joseenses.

Desde o início do ano, foram realizadas edições nos bairros Urbanova (oeste), Jardim América (sul), Vila Tesouro e Santa Inês (leste).

As ações recreativas e esportivas poderão ser realizadas em qualquer uma das unidades esportivas, centros comunitários, ginásios, praças e parques do município. A próxima está marcada para 11 de novembro, no Centro Comunitário Vila Industrial (Praça José Molina).