Feira educativa encerra a Semana Municipal do Trânsito
24/09/2017
Público na feira educativa de trânsito
Exposição de serviços, informação, lazer e música marcaram o evento, que foi realizado em frente ao Parque Vicentina Aranha Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

Exposição de serviços e segurança no trânsito, informação, lazer e música marcaram a feira educativa de trânsito realizada pela Prefeitura neste domingo (24), em frente ao Parque Vicentina Aranha, na região central de São José dos Campos.

Cerca de 600 pessoas passaram pelo evento, que teve apoio de órgãos parceiros: Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Rodoviária Estadual e Fedeal, Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Detran, Samu, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Sindicato das Autoescolas, Cruz Vermelha, Escoteiros Ayomorés, entre outros.

Para o público infantil, foram promovidas atividades de rua de lazer e leitura livre. Em meio às inúmeras brincadeiras, o que mais chamou a atenção dos pequenos foi a exposição das viaturas da polícia e unidades de atendimento do Samu.

Com olhos atentos e cheios de curiosidade, as crianças entravam nos carros, acionavam as sirenes, faziam perguntas e vivenciavam a sensação de estar dentro da viatura, ao lado dos profissionais.

Para Elvio Carlos Dutra Silva Junior, de 46 anos, o evento foi muito bem organizado e ofereceu aos participantes a oportunidade de aprender lições sobre civismo e função do Estado. “Ações dessa natureza ensinam a criança a ser cidadã”, opinou.

A psicóloga Raquel Guarnieri Vieira de Oliveira, 33 anos, afirmou que nesse tipo de evento as crianças absorvem tudo e são estimuladas a ter comportamento seguro no trânsito. “Meu filho já tem um volantinho, fala que tem que dirigir devagar. E a criança falando isso para o pai, acaba estimulando o pai a também dirigir devagar.”

No palco, paródias sobre trânsito com a Cia do Farol, exercícios de lian gong, contação de histórias com a interpretação de linguagem brasileira de sinais e apresentação da Orquestra de Cordas da Mantiqueira foram as atrações para quem resolveu ficar um pouco mais na feira.

Lei Seca

No encerramento da Semana Municipal do Trânsito, profissionais do Corpo de Bombeiros, Samu e Grau participaram de uma encenação, denominada A Conta, em um bar da região central. Eles chegaram ao estabelecimento com as sirenes ligadas, simulando um atendimento, se aproximaram das mesas e entregaram aos clientes a conta com os custos de um acidente de trânsito.

Na sequência, agentes do Detran fizeram testes com o bafômetro utilizado nas blitze da Lei Seca e, de forma descontraída, orientaram os frequentadores. Cerca de 100 foram abordadas na atividade.

Ambas as ações integraram a programação da Semana Municipal de Trânsito, com atividades de conscientização sobre a importância de escolhas seguras para evitar acidentes. O objetivo da inicativa é valorizar a responsabilidade de cada um, seja pedestre, passageiro, ciclista, motociclista e motorista.