Jardim Estoril ganha projetos sustentáveis em ação de cidadania
25/09/2017
O encontro envolveu a comunidade, alunos, professores e agentes da Prefeitura em prol de ambiente mais saudável Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A ação conjunta promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Programa Minha Praça de Volta, em parceria com a comunidade e com a Emef Profª Elza Regina Ferreira Bevilacqua, levou uma série de boas práticas sustentáveis para a praça Rubens Castilho, no Jardim Estoril, no último sábado (23).

A manhã ensolarada de primavera marcou o encontro de diversas famílias do bairro, alunos e professores da escola e de agentes da Prefeitura, unidos em prol da construção de um ambiente mais saudável.

A programação contou com mutirão de limpeza da praça, coleta de óleo de cozinha, pilhas, baterias e resíduos eletroeletrônicos, plantio de mudas, formação de canteiros orgânicos em torno das árvores, horta comunitária e compostagem de resíduos vegetais. Pais e filhos se dividiram nas tarefas, dando um exemplo de educação e cidadania.

O mecânico de manutenção José Luiz Machado, 57 anos, foi ao evento com a esposa Luciane e a filha Mariana, de 8 anos. “Minha filha nos convocou para estar aqui hoje e fizemos questão de incentivá-la. Esta praça é praticamente nosso quintal e acho muito importante a união das pessoas para cuidar dela”, destacou.

A dona de casa Eliane Pacheco, 40 anos, levou os três filhos, Guilherme (12), Matheus (6) e Vítor (2) para a mobilização. “Eu cresci nesta praça e hoje vejo meus filhos aqui brincando e estudando aqui ao lado. Isso é uma grande alegria. Eles vieram muito empolgados e o que aprendem nessa idade levam para a vida toda. Temos que fazer a nossa parte para cuidar do ambiente”, afirmou.

Fernanda Adelino Barbosa, 34 anos, e suas filhas Juliana (9), Mariana (8) e Carolina (4) estavam empenhadas no mutirão de limpeza. “Essa iniciativa é show! Fiquei feliz de plantarem mais árvores no entorno do parquinho. Minhas filhas adoram essa praça. É um lugar gostoso, fresquinho e queremos ver preservado para sempre!”, declarou.

O morador Anésio Spiguel, 76 anos, é um pioneiro na preservação da praça e esteve por lá dando seu exemplo. “Plantei algumas das primeiras árvores aqui nos anos 80, como os pés de abacate. Trazia meus filhos para brincar, jogar bola e hoje trago meus netos. Esta praça representa o verde, representa a vida”.

A ação fortaleceu o projeto de ensino, conforme destacou a orientadora pedadógica Maria Roseli Silva. “Esse pontapé inicial na parceria com a praça está sendo muito importante, envolvendo os alunos, o grêmio estudantil, os professores. “Tudo aquilo que as crianças têm a oportunidade de vivenciar na prática elas nunca esquecem. Hoje estamos plantando carinho, emoção, dando direção para algo que ficará na vida delas”, destacou.

Durante a manhã foi construído um sistema de “Compostagem com Páletes” para produção de composto orgânico que reciclará as folhas e grama da própria praça. O composto será aproveitado no cultivo da horta comunitária, evitando assim o transporte destes resíduos por caminhões. “As folhas secas e a poda ajudam a adubar as árvores e plantas. É um resíduo que pra mim vale ouro”, destacou o morador Lucas Lacaz Ruiz, repórter fotográfico e um dos idealizadores da ação.

Ele comemorou a união dos moradores, ao lado da esposa Isabella, e dos filhos Natasha (6) e Gabriel (7 meses).  “Comecei um trabalho solitário de cultivo aqui na praça e conversando com a pessoas isso foi ganhando força. A parte mais importante desse projeto que precisamos incentivar é a educação. Com o exemplo da compostagem as pessoas aprendem a cuidar do seu lixo, a relação que isso tem com o aterro, com a emissão de poluentes. Essa iniciativa pode ser revolucionária e um modelo para toda a cidade”, completou.

A implantação das boas práticas ambientais tem o envolvimento da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e da Secretaria de Manutenção da Cidade e visa estimular ainda mais o uso da praça e fortalecer a integração com a comunidade, com diálogo e educação ambiental.