Crianças da região sul ganham mais uma creche com 350 novas vagas
25/09/2017
Esta é a quarta escola de educação infantil entregue neste ano, totalizando 2.625 novas vagas
Esta é a quarta escola de educação infantil entregue neste ano, totalizando 2.625 novas vagas Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Moradores da região sul ganharam, nesta segunda-feira (25), mais uma unidade escolar com capacidade para 350 alunos com idade entre 0 e 5 anos. A nova escola está localizada no bairro Santa Edwiges e atende também bairros vizinhos, como Jardim República, Nova República e Jardim dos Bandeirantes.

A Emei Profª Maria Leonor de Campos Mota Miranda funciona em período parcial (5 horas), com turmas pela manhã e à tarde. A novidade agradou a mãe da pequena Ester Hadassa, 3 anos. “Quero aproveitar minha filha o máximo de tempo possível ao meu lado. Entendo que neste momento o estudo é fundamental para ela e fiquei muito feliz com a estrutura e a atenção dos professores desta escola”, disse Lidiana Grillo Santos, 29 anos.

As turmas nesta escola foram divididas de acordo com a faixa etária dos alunos: Berçário I (0 a 1 ano), Berçário II (1 ano), Infantil I (2 anos), Infantil II (até 3 anos e 11 meses), Pré I (4 anos) e Pré II (5 anos).

Com um ano e meio de vida, Jordana Pinheiro também iniciou a vida escolar na nova escola nesta segunda. Sua mãe, Janaína Pinheiro, 30 anos, ficou feliz com a oportunidade. “Fico com o coração apertado, mas sei que a escola ajudará no desenvolvimento da minha menina desde cedo. O contato com outras crianças e o cuidado dos professores são grandes diferenciais nesta fase e agradeço por ter sido contemplada com a vaga”, destacou a mãe.

Além dos alunos inscritos com idade entre 0 e 3 anos, a nova escola do Santa Edwiges atende também crianças de 4 e 5 anos, moradoras da região, que foram transferidos das escolas Jane Palumbo (Conj. Dom Pedro I) e Maria José Guido Brogliato Freire (Jardim Colonial).

Balanço parcial

Esta é a quarta escola de educação infantil entregue neste ano à população joseense. Em abril, a região sul ganhou uma creche no Campo dos Alemães, com 300 alunos, de 0 a 3 anos. No mês de agosto, a comunidade do bairro Alto da Ponte, região norte, recebeu uma escola que atende cerca de 800 crianças também com até 3 anos. Na última semana, cerca de 650 crianças de 0 a 5 anos foram beneficiados com a nova escola no Jardim Monterrey, na região leste. Além disso, no primeiro semestre foram abertas 525 novas vagas, disponibilizadas com a aberturas de mais salas de aulas em várias escolas da cidade.

Além destas, a Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Governo do Estado, vai construir duas escolas de educação infantil na cidade para atender crianças, com idade entre 0 e 3 anos, nas regiões leste e sul.

Com a entrega das novas unidades, no total serão cerca de 700 vagas disponibilizadas para famílias dos bairros Jardim Paineiras I e Bosque dos Eucaliptos. Os bairros foram selecionados de acordo com a demanda local.

Próximas creches

Até dezembro, a região sudeste também será contemplada com uma nova unidade escolar, no Residencial Pinheirinho dos Palmares. A unidade atenderá cerca de 650 crianças com idade entre 0 e 5 anos.

Na semana passada, tiveram início as obras da nova escola do bairro Setville Altos de São José, região leste, que atenderá cerca de 250 crianças de 0 a 5 anos.  A obra é de responsabilidade da Setcorp Empreendimentos, responsável pelo investimento como contrapartida de seu negócio imobiliário. A entrega da escola pela empresa responsável está prevista para fevereiro de 2018.

Em ampliação

Nos próximos meses começarão a ser disponibilizadas novas vagas nas escolas em razão das ampliações. Juntas, as 8 escolas oferecerão cerca de 950 vagas para a população.

São elas:

Núcleo de Educação Infantil Elza Maria Dias Mendonça (Monte Castelo)

Núcleo de Educação Infantil Doroti da Silva Cunha (Jardim Santa Inês)

Emei Febrônio Pereira Gomes (Novo Horizonte)

Emei Jardim Morumbi (Jardim Morumbi)

Emei Luiz Sundfeld (Galo Branco)

Emei José Antero Cursino dos Santos (Jardim Satélite)

Instituto Materno-Infantil Dimeia Maria Ferreira Diniz Endo (Campo dos Alemães)

Instituto Materno-Infantil Armilinda Locatelli de Macedo (Vila Tesouro)